domingo, 23 de agosto de 2015

Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High)



Quem tem mais de 30 anos, vai se lembrar dos filmes com adolescentes no colégio que passava repetidamente tanto na Sessão da Tarde da Globo, quanto na Sessão das Dez do SBT. Era uma época onde o politicamente correto quase não tinha vez e a obra cumpria o que prometia: Diversão garantida.

Picardias Estudantis (1982) se encaixa perfeitamente nessa descrição acima e mesmo não sendo cinematograficamente grandioso, nos faz grudar os olhos na tela e querer acompanhar a vida daqueles personagens.

Cameron Crowe escreveu o roteiro baseado na própria vivência durante o período colegial.. Seus personagens são em sua maioria adolescentes motivados pelos anseios e inseguranças típicos dessa fase. Alguns acreditam na experiência sexual como um combustível para a auto estima. Outros preferem se refugiar nas drogas.

A trama apresenta diversos personagens. Entre eles, duas amigas que trabalham como garçonete:Uma delas supostamente já teve uma experiência sexual (Phoebe Cates) e tem um namorado que se encontra distante. A outra, ainda é virgem (Jennifer Jason Leigh) e busca fazer sexo com uma pessoa bacana. Tem também os dois irmãos: O mais velho (Robert Romanus) arruma grana como cambista e tem uma auto estima exageradamente elevada. O irmão mais novo (Brian Baker) é exatamente o oposto e tem dificuldades de expor seus sentimentos para a garota que ama.. Tem o surfista que só vive chapado (Sean Penn), e entra em conflito constantemente com o professor linha dura (Ray Walston). Tem o rapaz em busca de novas aventuras sexuais e um emprego melhor (Judge Reinhold) e tem muitos outros coadjuvantes do quilate de Eric Stoltz, Forest Whitaker e uma aparição muito pequena de Nicolas Cage, que na época ainda era creditado como Nicolas Coppola.

A diretora Amy Heckerling fez um bom trabalho e consegue amarrar bem o amadurecimento dos seus principais personagens. A montagem eu achei em alguns momentos acelerada e talvez essa era realmente a intenção da equipe para justamente refletir a velocidade com que tudo acontece na vida daqueles adolescentes.

Algumas cenas são realmente marcantes. Uma para ficar na memória, envolve a imaginação de um dos personagens com a amiga da sua irmã. É engraçada e excitante ao nível máximo. Oh Phoebe Cates!

Picardias Estudantis é uma típica comédia adolescente dos anos 80 que aborda alguns temas sérios (como o aborto, por exemplo) e com um elenco bacana que não compromete nas atuações. Possui um roteiro com o propósito de divertir se debruçando sobre alguns dilemas dessa fase da vida.. Nada mais que isso. Nota 7.




Nenhum comentário:

Postar um comentário