domingo, 9 de agosto de 2015

Mapa para as Estrelas (Maps to the Stars)



Andy Wahrol certa vez disse: "No futuro, todos terão os seus 15 minutos de fama". Sua frase profética ganha total sentido com a realidade virtual dos dias de hoje. A internet pode ser a porta de entrada para o surgimento de muitas "estrelas" da noite para o dia.  Estrelas essas que podem desaparecer do mapa com a mesma velocidade que entraram. No entanto, o que importa é a busca incessante  pela fama. Nem que seja instantânea. A busca obsessiva em ser o alvo dos holofotes, é um dos temas abordados em Mapa para as Estrelas (2014), o mais recente trabalho do grande diretor David Cronenberg.

A narrativa aos poucos vai apresentando o cotidiano e motivações de alguns personagens que lá na frente irão se cruzar. O espectador tem a sensação de estar montando um quebra-cabeças bem interessante.Na trama que se passa em Hollywood (Óóóóóóóóó´...), temos uma atriz decadente (Julianne Moore) que almeja voltar ao topo e busca desesperadamente atuar em uma refilmagem estrelada pela sua própria mãe no passado. Há também uma jovem com queimaduras no corpo (Mia Wasikowska) que sonha em ser roteirista e um astro de 13 anos retornando com uma série de sucesso após problemas com drogas. O desenrolar da história traz uma dose correta de tensão e estranheza graças ao belíssimo trabalho com o som e a fotografia.

Conhecendo os filmes do Cronenberg, posso afirmar que quem curte os trabalhos mais viscerais do diretor,  não irá se decepcionar. Tem nudez, escatologia e uma cena inesquecível com a Julianne Moore. Por falar na atriz, sua atuação nesse filme é simplesmente impecável. Ouvindo um podcast do site Cinema em Cena, o Renato Silveira comentou que a personagem da Julianne lembra a Lindsay Lohan mais velha. Concordo plenamente com ele. Mia Wasikowska está no tom certo e entrega mais um bom trabalho. A revelação para mim foi Evan Bird que traz um personagem bem estranho. Outros atores estão muito bem. Entre eles: John Cusack interpretando o pai do ator mirim e Robert Pattinson que volta a interpretar um sujeito dentro de uma limusine só que agora como motorista. (Quem conhece Cosmópolia sabe do que estou falando)

Algumas cenas poderiam ficar de fora na montagem. Como por exemplo o excesso das aparições fantasmagóricas que trazem uma certa carga de tensão em alguns momentos e em outros se tornam repetitivas. Além do sobrenatural, o filme também aborda o incesto. Não vou adentrar muito no assunto para não cometer spoilers.

Uma das cenas com efeitos visuais envolvendo fogo me incomodou um pouco. Principalmente pelo seu grau de artificialidade No entanto eu acredito que essa decisão foi proposital por parte de Cronenberg e sua equipe para refletir justamente a artificialidade dos seus personagens. Lembrando do filme, o elemento fogo é muitas vezes citado durante o filme. É como se aquelas pessoas estivessem causando incêndios (literalmente e metaforicamente) e depois tendo que apagá-los.

Repleto de humor negro e sarcasmo, Mapa para as Estrelas é mais uma bola dentro desse extraordinário canadense. Cronenberg joga uma lupa e revela que por trás daqueles seres humanos "amáveis", existem pessoas sem um pingo de humanidade. Qualquer semelhança com histórias verdadeiras seria mera coincidência?

Julianne Moore, sou cada dia mais seu fã. Nota 9.



2 comentários:

  1. Que legal, Brunão, para mim foi importante obter mais dados sobre o
    novo filme do Cronenberg, que parece ter adentrado uma fase menos ficcional e mais realista e adulta, sem perder sua identidade de realizador criativo. "Cosmópolis", uma alegoria sensacional, parece ser um exemplo perfeito desse amadurecimento artístico de Cronenberg. Mas eu ainda temia que a seriedade maior que se impôs em suas abordagens pudesse levá-lo a algo mais convencional qualquer dia, mas parece que isso está longe de acontecer (se é que acontecerá). Fico satisfeito com as muitas possibilidades de "Mapa para as Estrelas" e já penso em guardar uma graninha para a compra do DVD... Em tempo, Julianne Moore também vem me enfeitiçando a cada trabalho que faz, sempre irretocável. Valeu, obrigado por essa ótima dica e olhe que sem nenhum spoiler !!! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Lafão, mais legal é ter você aqui no blog tecendo seus ótimos comentários. Muito obrigado mais uma vez.
    Realmente o Sr. Cronenberg está a todo vapor e mantém alguns elementos da sua filmografia. Recomendo muito meu amigo. Depois me diga o que achou.. Seus comentários enriquecem o blog.
    Abração.

    ResponderExcluir