sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mama















Pura coincidência eu falar de Mama (2013) na semana do dia das mães. Mesmo sendo um filme de terror, tem como um dos principais assuntos, o amor de mãe. Com isso, o filme também ganha cargas dramáticas bem eficientes ao meu ver.

Guillermo del Toro, que aqui atua como produtor, vem apostando em novos nomes que vem dando certo. Ele comprou a idéia de um curta metragem com menos de 4 minutos dirigido por Andres Muschietti. e decidiu transformá-lo em um longa dirigido pelo mesmo Andres. Com todos os clichês inerentes a esse tipo de filme, achei a obra bem bacana.

A trama nos leva para dentro de uma cabana no meio de uma floresta, onde um pai enlouquecido que acabara de assassinar a própia esposa, decide acabar também com a vida das duas filhas. Antes disso acontecer, um espírito surge e impede esse ato. O pai das meninas é morto pela assombração que por sua vez decide adotar essas crianças. Após cinco anos, as meninas são encontradas com características e comportamentos bem estranhos. Depois de serem examinadas em um hospital, são levadas para a casa dos tios que topam cuidar das meninas. Annabel (Jessica Chastain), a tia, nunca teve sonho de ser mãe e sofre muito com essa situação. Aos poucos, com a convivência das crianças, esse sentimento vai aflorando cada vez mais. No entanto, o espírito (a Mama do título) da cabana também migra para a tal casa e aí se inicia o desespero do casal.

Jessica Chastain está maravilhosa, mas o destaque vai mesmo para as garotinhas Megan Charpentier e Isabelle Nelisse. A personagem dessa última então, em certos momentos dá calafrios.

Gostei demais da cena em que o médico das meninas visita a cabana para investigar a assombração. Bem conduzida e muito sinistra.

Na minha opinião, o filme vai numa curva ascendente até a sua parte final. Achei interessante e até bonita a conclusão, porém com uma sequência esticada demais. Enfim... nada que estrague a apreciação.

Gostei e minha esposa que assistiu comigo também gostou. Nota 8.




4 comentários:

  1. Então, Brunão, de fato, a parte final é bonita. Mas no geral não curti muito Mama, achei o roteiro furado demais, mas acho que eu precisaria de uma revisão. Vejo tanta gente falando bem.

    ResponderExcluir
  2. Não vi esse filme ainda, mas notei que mudou a imagem do Layout radicalmente. Muito legal... mas não consigo identificar todos os participantes da plateia que estão na ilustração. Alguns estão fáceis, mas outros .... desisto.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti Mama e achei o final algo bem diferente para um filme de terror, mas mesmo assim eu esperava algo melhor, por conta de Guillermo ser o produtor. As duas meninas que atuam no filme chamam mais atenção que qualquer outro ator no longa. Gostei muito da imagem nova do blog. Abraços :D

    ResponderExcluir
  4. Celão, quem sabe numa revisão você modifique um pouco sua visão do filme. Não percebi os furos. Bom vê-lo sempre por aqui.

    Marcelo, obrigado pelos elogios. Também gostei bastante. O nome dos diretores eu catei num site. São eles:
    Terry Gilliam, Alfred Hitchcock,
    Stanley Kubrick, Wes Anderson, Jim Jarmusch, Joel Coen, Ethan Coen, Hal Ashby,
    Woody Allen, Paul Thomas Anderson, Werner Herzog, Michel Gondry, Martin Scorsese,
    David Lynch, Jean-Pierre Jeunet, François Truffaut, Sidnet Lumet

    Gabriel, comigo aconteceu justamente o oposto. Fui sem muita expectativa e me surpreendi. Só achei que ele cai um pouquinho lá próximo do final. Obrigado pelos elogios.

    Voltem sempre.

    ResponderExcluir