segunda-feira, 13 de maio de 2013

Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry)


Cheguei cansado em casa depois do trabalho e com uma vontade imensa de assistir qualquer coisa do Woody Allen. Fiquei na dúvida se veria ou não um filme, pois estava quase dormindo no sofá. De repente coloquei Desconstruindo Harry (1997) e como mágica o sono simplesmente desapareceu. Uns três dias depois numa conversa sobre esse fato com meu amigo Renan Nogueira, que também é fã do diretor, fiz o seguinte comentário: "Woody Allen me tira o sono". O mesmo Renan sugeriu que eu colocasse essa frase no blog. E eu ainda completei: "Tira o sono no melhor sentido, é claro". Lembro que assisti Noivo neurótico, Noiva nervosa pela primeira vez acordando na madrugada e ligando a televisão no Corujão. Depois não dormi mais até o filme acabar.

Desconstruindo Harry reúne todos os ingredientes que um fã do diretor conhece e muito bem. O Harry (Woody Allen) do título é um escritor que se vê num furacão de problemas após lançar seu último livro quase autobiográfico, onde ele cita acontecimentos reais com parentes, ex - mulheres e amigos. Estes por sua vez ficaram completamente aborrecidos em como foram retratados na obra e procuram Harry para tirar alguma satisfação. Com isso, à princípio o autor não tem nenhuma companhia para uma homenagem que irá receber da faculdade onde foi expulso quando era mais jovem. Me lembrei de Morangos Silvestres do Ingmar Bergman, que por sinal é um dos diretores prediletos de Allen.

O filme é um recorte de várias características de Harry, e do própio Woddy Allen, é claro. Ele apresenta inclusive aquilo que é retratado no livro com seus diversos personagens. Há um certo momento em que o personagm do livro se encontra com o personagem real. Puro deleite. Nesse momento me lembrei de outro filme do diretor: A Rosa Púrpura do Cairo.

Talvez um dos poucos aspectos negativos no filme, seja o excesso de personagens não sobrando tempo para explorá-los um pouco mais. É impressionante a quantidade de atores famosos que adoram trabalhar com o diretor, mesmo sem receber um salário astronômico. Nesse filme temos Demi Moore,Robin Williams,
Stanley Tucci,Amy Irving, Kirstie Alley,Tobey Maguire,Jennifer Garner,Elisabeth Shue,Billy Crystal e até uma participação minúscula do Paul Giamatti.

Recomendo principalmente para os fãs do diretor incluindo meu amigo Renan Nogueira. Nota 8.

2 comentários:

  1. Finalmente assistiu esse! É um dos meus Allen favoritos, acho genial! Sem dúvida o filme tem resquícios de Morangos Silvestres.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Celão. Se não me engano esse entra no seu top 5 do diretor nè?

    ResponderExcluir