domingo, 5 de maio de 2013

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (The Sisterhood of the Traveling Pants)


















Já tem um tempinho que assisti esse filme com a minha esposa e portanto, vou postar o que restou na minha memória.

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005) é basicamente um filme sobre a amizade e o amadurecimento na fase da adolescência. Um tema explorado de diversas formas no cinema e em outras artes também. O grande problema do filme na minha opinião reside justamente na forma muito convencional em que a trama é conduzida. Achei que o diretor Ken Kwapis (que também dirigiu Ele Não Está tão a Fim de Você) poderia ter ousado um pouco mais ao apresentar os problemas ocorridos com cada uma de suas personagens. Acho mesmo que a intenção era agradar um público adolescente específico. No entanto a obra também tem lá suas qualidades.

As quatro amigas do título são: Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel da série Gilmore Grils),Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera da série Ugly Betty). Todas se conhecem desde crianças e se tornaram inseparáveis amigas. Chega um certo momento da trama em que cada uma vai seguir um caminho diferente. Nesse momento vocês devem estar se perguntando: Onde entra o famoso jeans do título?  Em uma loja de roupas, onde todas experimentam a mesma calça e ... voilá... ela cabe direitinho em todas, mesmo cada uma tendo um corpitcho diferente da outra. Com isso o jeans se transforma em uma espécie de símbolo daquela união e mesmo com a distância, elas determinam que cada uma irá ficar com a calça por um determinado período e posteriormente passar para a outra. No decorrer da trama elas enfrentarão problemas amorosos, familiares e dificuldades em lidar com o passado.

A personagem que mais me identifiquei foi com a de Amber Tamblyn (me lembrei dela em O Chamado), que trabalha em uma locadora e sonha ser cineasta. Nenhuma se destaca mais que a outra e isso é um ponto positivo do filme. A fotografia é belíssima, principalmente nas cenas filmadas na Grécia onde Lena passa um bom tempo.

Um pequeno entretenimento com uma mensagem bonita sobre amizade. Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário