segunda-feira, 27 de maio de 2013

Férias Frustradas (National Lampoon´s Vacation)


Eu que esperava uma comédia familiar e bem besteirol, acabei me surpreendendo positivamente com este Férias Frustradas (1983). Também nem poderia ser diferente já que na direção temos Harold Ramis e quem assina o roteiro é ninguém mais ninguém menos que o nosso queridíssimo John Hughes que deixou muitas saudades. A história do filme é baseada justamente em um conto escrito pelo própio Hughes anos antes.

A trama apresenta uma tradicional família americana se preparando para viajar quilômetros de Chicago, até um parque que fica na Costa Oeste do país: o famoso Walley World. Logo de cara, percebemos que as coisas não vão dar muito certo. O carro que seria utilizado pela família na viagem teve que ser trocado por um outro inferior. É só o começo de uma sequência de absurdos que irão surgindo à cada quilômetro rodado. Nem vou entregar muita coisa para não estragar as surpresas. O que posso adiantar aqui é que o filme se trata de um road movie que passa bem longe do politicamente correto. A principal intenção dessa viagem é aproximar os membros dessa "família comercial de margarina". Com o tempo percebemos o quanto essa primeira impressão era só fachada.

Chevy Chase ficou marcado por esse filme, assim como a bela Beverly D´Angelo, interpretando o pai e a mãe respectivamente. Outra figurinha fácil nesse tipo de filme, é Anthony Michael Hall. Há também participações especiais do saudoso John Candy e Eugene Levy que é sempre encontrado em American Pie.

Dá vontade de pegar um carro e ir até Walley World. Diversão garantida. Nota 8.



6 comentários:

  1. Já assisti, mas lembro de pouca coisa dele, deu vontade de rever... Nada como um filme pipoca sem grandes pretensões após um cansativo dia de trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Pô, Brunão, isso é um clássico da sessão da tarde! Bateu maior vontade de rever também. Grande Chase, comediante de primeira.

    ResponderExcluir
  3. Saudades desse filme... tipico filme de sessão da tarde.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. J. Bruno, é exatamente isso. Porém um filme pipoca bem acima da média em relação ao que tem pintado por aí.

    Celão, imagino o quanto eles devem ter cortado quando o filme passou na Sessão da tarde. Chase está ótimo.

    Marcelo Keiser, o filme é bem a cara dos anos 80. É como se entrássemos num túnel do tempo.

    ResponderExcluir
  5. Essa foi uma das comédias que marcaram a minha adolescência.
    Muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Essa comédia marcou uma época Bússola. Obrigado pela presença.

    ResponderExcluir