sábado, 18 de maio de 2013

A Caça (Jagten)


O diretor dinarmaquês Thomas Vinterberg é um dos principais nomes responsáveis pelo movimento Dogma 95, junto com Lars von Trier. Criado na época em que o cinema comemorava seu centenário, esse movimento consistia em uma série de regras que deveriam ser seguidas à risca pelos cineastas ao filmar seu filmes. A principal intenção era de realizar obras menos comerciais, se afastando ao máximo da receita hollywoodiana. Com isso, Vinterberg estreou com Festa de Família, que é até hoje seu filme mais festejado.
Depois de muitos anos, sem obter o mesmo nível da sua estréia, ele chega com A Caça (2012), um filme extremamente bem realizado e desconcertante.

A pedofilia já foi retratada diversas vezes no cinema e em outras artes como a literatura por exemplo. É um tema que sempre mexe muito com a gente pela gravidade de toda a situação. No entanto, Vinterberg joga sua lupa nas consequências de uma falsa acusação feita pela menina Klara (Annika Wedderkopp) à Lucas (Mads Mikkelsen), seu professor da creche. Lucas que já passava por problemas devido ao divórcio e a perda da guarda de seu filho, ainda não fazia idéia do que estaria por vir. Em um momento de brincadeira do professor com outras crianças, Klara, avança na direção de Lucas e rouba-lhe um beijo na boca. Posteriormente, Lucas chama a atenção da criança, informando que aquilo ali não estava certo. A menina por sua vez, fica imensamente magoada e após a aula, informa à diretora da creche que não gosta de Lucas por causa do seu pipi duro (sendo que em um momento anterior do filme, vemos Klara ouvindo comentários pornográficos do seu irmão com um amigo, após estes observarem fotos de filmes pornôs). A diretora é óbvio, fica aterrorizada com essa declaração da menina, e daí pra frente meus amigos, a vida de Lucas vai se transformando num verdadeiro inferno. A história da falsa acusação toma proporções gigantescas, onde os habitantes daquela região querem condenar o professor de qualquer jeito, sem levantar nenhuma desconfiança de que a criança poderia estar mentindo. Nós, meros espectadores, sofremos com Lucas, pois temos absoluta certeza de que ele é inocente.

A obra levanta questões importantíssimas, e esse filme deveria ser assistido, por diretores de escola, juízes, assistentes sociais, etc... eu diria até por todos. Ele aborda o quanto uma mentira, mesmo vindo de uma criança, pode devastar com a vida de uma pessoa inocente. Lucas, mesmo provando sua inocência, ficará marcado para sempre com esse absurdo de história. Por outro lado,entendemos algumas atitudes daquelas pessoas da comunidade. É só se imaginar naquela situação. Em quem você confiaria? Pois é...

O roteiro do própio diretor com Tobias Lindholm é tenso e muito bem amarrado. Até mesmo no seu final, onde li algumas críticas negativas.

O filme cresce cada vez mais na minha memória e a nota não poderia ser outra. Realmente meu brother Celo Silva tem razão: um dos melhores filmes do ano. Nota 10.



2 comentários:

  1. Pô, Brunão, valeu pela lembrança. De fato, A Caça já nasceu como um dos melhores de sua temporada. Como você bem disse, um filme desconcertante. E a atuação do Mads Mikkelsen é pontual para corroborar essa sensação. Que ator! Que bom que assistiu e gostou desse filme. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Celão... você lembrou bem da atuação do Mads. Que puta atuação desse rapaz.

    ResponderExcluir