segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Caixa (The Box)


É incrível a quantidade de críticas negativas que A Caixa (2009) vem recebendo do público. Parece que as pessoas não assistiram o mesmo filme que eu . Mas é como diz o ditado clichê : gosto...

A maioria não embarcou na história nonsense e recheada de mistérios dirigida por Richard Kelly (O mesmo de Donnie Darko). Por conta disso, não criei expectativas e simplesmente achei um puta filme.

A história é ambientada em 1976 e apresenta uma família aparentemente feliz e tranquila que recebe uma caixa de um misterioso homem com o rosto desfigurado (Frank Langella). Logo em seguida, é feita uma proposta ao casal: apertar o botão vermelho da caixa e receber um milhão de dólares. Mas ao mesmo tempo, uma pessoa em algum lugar no mundo iria morrer.

Esse é apenas o começo do drama vivido por Arthur (James Marsden) e sua esposa Norma (Cameron Diaz). Eles ainda tem um filho pequeno e estão passando por problemas financeiros, tornando a proposta ainda mais tentadora.

A obra traz à tona questões éticas de uma maneira que eu nunca presenciei em outro filme anteriormente. E faz refletir e muito sobre as escolhas nas nossas vidas e suas consequencias.

A trama não entrega mastigadinho e do meio para o final tudo parece ficar ainda mais confuso, o que na minha opinião, foi um ponto a favor.

A história original foi escrita por Richard Matherson (O mesmo de Eu sou a Lenda) e depois foi contada em um episódio de Além da Imaginação.

Gostei muito da fotografia lembrando e muito os filmes da década de 70. Outro destaque é Cameron Diaz que entrega uma atuação espetacular e mostrando ser boa atriz tanto em comédias quanto em dramas. James Marsden mandou o "feijão com arroz" de sempre. Muito bem temperado nas cenas finais.

Agradecimentos ao amigo Marcelo (da saudosa locadora Sétima Arte de Bonsucesso) que me recomendou esse filme. Nota 9.

4 comentários:

  1. Fala Brunão!!!! Meu grande Amigo...qt saudades
    q bom q gostou do filme, realmente acima da media, foge da mesmice desses filmes politicamente corretos de hj. E ai, já assistiu Ilha do Medo ou Alice ? Não deixe de ver......imperdiveis. Um grande abraço, vc mora no meu coração. To sempre por aqui. Fui

    ResponderExcluir
  2. Marcelão quanto tempo rapaz. Outro dia estava ligando para a loja de Campo Grande e só dava ocupado. Derrepente mudou o número, não sei. Tenho o seu número de celular, mas acredito ser o antigo. Quando puder entre em contato. Como estão as coisas por aí rapaz? Esposa,filho,enfim...novidades
    A Caixa não caiu no gosto do povo. Achei um filmaço e já candidato ao top 20 desse ano...hehehehe
    Em breve vou ao cinema conferir Ilha e Alice.
    Precisamos nos encontrar pra bater um papo.Tb sinto saudades meu amigo. Grande abraço e obrigado pela participação no blogger.

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar que deixo esse filme bem no meio. De um lado é um science fiction muito inteligente. Me lembrou muito de Stephen King. Mas pelo outro lado, Cameron Diaz, que geralmente é a estrela de todos os filmes, inventou de falar com um sotaque tão ridiculo, que eu não conseguia me concentrar no filme... Coisa de detalhe. Mas no cinema, detalhe é tudo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Natascha. Eu li sobre outros comentários relacionados ao sotaque da Cameron. Gostei tanto do filme e da atuação da atriz, que confesso nem ter reparado nesse detalhe.
    Grande abraço

    ResponderExcluir