domingo, 4 de abril de 2010

Taxi Driver - Motorista de Táxi (Taxi Driver)



Devido ao turbilhão em minha vida nesse início de ano, o blogger ficou um tanto quanto abandonado. Mas graças à Deus parece que tudo está entrando nos eixos e espero retomar esse espaço pelo qual tenho muito carinho o mais rápido possível. Para se ter uma idéia, esse ano eu só consegui assistir três filmes. Três bons filmes é bom esclarecer.

Incentivado pela compra do livro "Como a geração sexo, drogas, e rock´n´rool salvou Hollywood" de Peter Biskind, me acomodei na poltrona para apreciar pela primeira vez o grande clássico do diretor Martin Scorcese: Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976). E realmente é uma obra de encher os olhos de qualquer cinéfilo faminto por novidades. O filme cresce na minha memória a cada dia que passa, assim como a vontade de revê-lo e isso se deve principalmente às diversas interpretações sugeridas pela obra e aos pequenos detalhes, sem falar nas atuações com imenso destaque é claro para Robert De Niro, que chegou a trabalhar como taxista para compor seu personagem. Aqui ele interpreta Travis Bickle o motorista de táxi do título, e cuja história é desconhecida. Sabe-se apenas que é um ex- combatente da guerra do Vietnã e que sofre com problemas de insônia. Por isso, a predileção em trabalhar no táxi de madrugada, onde ele observa através do seu veículo um mundo cheio de ladrões, prostitutas e cafetões.

Com o desenrolar da história, percebemos que o taxista não anda muito bem da cabeça, e essa condição se agrava ainda mais com a dificuldade de comunicação entre ele e todos que o cercam.

Entram em seu caminho, um candidato a presidente (Leonard Harris), a menina que trabalha em sua campanha (Cybill Sheperd, conhecida pela série A Gata e o Rato), e a prostituta menor de idade (Jodie Foster ainda adolescente). Todos esses contatos irão influenciar na trajetória de Travis e na história em geral.

Scorcese vira Nova York ao avesso como nunca se viu antes. Imagino o impacto que o filme causou na época com sua história de solidão, loucura e paranóia de um homem que não é mocinho e nem bandido e quer de alguma forma se tornar útil na sociedade em que vive.

O filme conta com o excelente roteiro de Paul Schrader e a belíssima música de Bernard Herrmann em seu último trabalho. Ganhou o principal prêmio do Festival de Cannes.

Após mais de trinta anos, esta obra-prima de Scorcese continua atualíssima com suas imagens e frases impactantes que permanecem em nossa memória. You talkin´to me? Nota 10

3 comentários:

  1. Provavelmente uma dos melhores filmes de todos os tempos, Top Ten. A primeira vez que vi esse filme eu era criança e acabou mudando a minha otica das coisas, me amadureceu. Scorcese naquela epoca já era um Mestre. Nota 1,000,000.
    Vlw

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, é incrível o quanto demorei pra assistir essa pérola. Ao mesmo tempo, é empolgante saber que ainda tem várias obras primas à serem descobertas. Taxi Driver é uma obra para ver,rever e deglutir...hehehehe grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana também vc ter comentado sobre a mudança na ótica das coisas. Nessas horas percebemos o quanto uma obra como essa tem a capacidade de mexer com a gente.

    ResponderExcluir