quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Além das Montanhas (Dupa Dealuri)
















Depois do brilhante 4 meses, 3 semanas e 2 dias, Cristian Mungiu está de volta com uma outra porrada cinematográfica que joga mais uma luz no cinema romeno. Além das Montanhas (2002) não impressiona tanto quanto o filme anteiror do diretor, mas contém uma crueza inerente ao seu trabalho que deixa uma sensação perturbadora na gente. Quem conhece o trabalho do cara sabe do que estou falando.

A trama vai aos poucos apresentando as protagonistas da história. As amigas Voichita (Cosmina Stratan) e Alina (Cristina Flutur) foram criadas em um orfanato e dali nasceu um vínculo muito forte entre as duas. Com o tempo, cada uma seguiu seu caminho, com Voichita dedicando sua vida em um monastério e Alina indo trabalhar na Alemanha. Fica claro que existe algo a mais na relação das duas e esse fato faz com que Alina vá ao encontro da antiga amiga com o intuito de tirá-la daquele lugar. Voichita por sua vez não consegue se imaginar longe do seu trabalho na igreja, e tenta em diversos momentos convencer Alina de que o melhor a ser feito, é ter fé e se entregar por completo à Deus. Os conflitos de interesses e valores que surgem entre essas pessoas no monastério, são ingredientes para a elaboração de um desfecho trágico iminente. Tolerância, loucura, poder,religiosidade,amor, possesão, fé, ciência,etc... tudo isso e muito mais é retratado por Mungiu  sem julgamentos. Não vou escrever mais, para não entregar tanta coisa da história.

O roteiro vencedor de Cannes no ano passado escrito pelo própio diretor, foi baseado em fatos ocorridos na Moldávia em 2005 que foram registrados por Tatiana Niculescu em alguns romances.

Cosmina Stratan e Cristina Flutur deram um show e mereceram o prêmio em Cannes.

Achei apenas que sua duração podia ser um pouco menor. No final das contas o saldo foi extremamente positivo.

Mungiu entrega mais uma obra forte e competente. Nota 8.



5 comentários:

  1. Ainda quero ver esse filme, parece ser muito interessante mesmo. Vamos que vamos. Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Celão...muito bom. Tem alguns momentos desconcertantese e cenas cruas. Vai bem além de uma crítica sobre a moral religiosa. Vale a pena conferir. Valeu pela presença meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse, irmão. Filmes que abordam essa temática conflituosa,religiosa e moral são por demais apreciaveis. Já está na minha lista. Assim como o filme Amor, postado por Celo. Um abraço, cara.

    ResponderExcluir
  4. A proposta do filme parece ser realmente boa. Acho interessante e bem vindo o uso de premissas muitas vezes simples, mas pelas quais se criam trabalhos fantásticos. Ótima postagem!

    Te convido também a conhecer o CF.

    Abraços,
    www.cinefreud.com

    ResponderExcluir
  5. Maxwell, recomendo tanto esse quanto Amor que conegue ser melhor ainda. Obrigado pela presença mano.

    Renato seja bem vindo. Muito obrigado pelos elogios. Vou lá conhecer teu blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir