quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Pele que Habito (La Piel que Habito)



Olá ilustres frequentadores desse humilde blog. Estou aqui novamente para informá-los que o B-Cine voltou após um longo período de sono e está mais vivo que nunca. Gostaria antes de mais nada, agradecer á vocês queridos leitores e especialmente ao meu amigo Marcelo do blog um ano em 365 filmes que foi um grande incentivador para que esse espaço permanecesse vivo. Esse post é dedicado á ele.

Inclusive foi lendo a crítica do Marcelo em seu blog que me empolguei em pegar o trem e o metrô para o Estação Sesc Laura Alvim em Ipanema para assistir esse novo petardo de Pedro Almodovar.

A Pele que Habito (2011) é na minha opinião, o melhor Almodovar desde Fale com Ela (meu favorito) e discordo de algumas críticas que falam da frieza do filme ou que o diretor modificou demais o seu estilo. A cena final desmorona tudo isso que foi dito e achei tudo puro Almodovar.

Antonio Banderas interpreta o cirurgião plástico Roberto Ledgard que mantém uma paciente (Elena Anaya) enclausurada em sua casa e que serve como cobaia para a formulação de uma nova pele mais resistente. Não dá para entregar mais a história para não estragar as surpresas que estão por vir. Através de um flashback, a trama misteriosa vai aos poucos desvendando seus personagens e respondendo as perguntas do espectador.

Outra atriz que está muito bem é Marisa Paredes,sempre presente nos filmes do diretor e que aqui interpreta uma misteriosa funcionária do cirurgião.

Antonio Banderas voltou a trabalhar com o diretor depois de 21 anos e seu personagem parece ter inspirado a edição de José Salcedo com cortes precisos de dar gosto.

Uma obra densa e arrebatadora. Com certeza é forte candidata ao top 20 do final de ano. Nota 9.

5 comentários:

  1. Pô, Brunão, fiquei até emocionado com a homenagem, obrigado mesmo, ainda mais com uma obra-prima como essa! Sabe q teus textos fazem falta, espero q esse seja o inicio de umas postagens mais constantes...hehehe.... quem sabe um por semana, não deixa desmotivar não! Otima resenha do filme, definitivamente um petardo, as surpresas não devem ser liberadas para quem não viu, impressionante como Almodovar conta o segredo do filme no meio e ainda assim consegue manter ele interessante até seu fim. Depois comentamos em off sobre isso...hehehhe...Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mal posso esperar para ver, desde o festival de Cannes eu não conseguia me controlar de ansiedade de assistir "A Árvore da Vida", "Melancolia" e este, assisti os outros dois e minha espectativa não foi frustrada e a experiência m diz que Almodóvar certamente não me decepcionará... Parabéns pelo Blog e pela análise! Que bom que o Celo estava presente para lhe incentivar a permanecer na ativa, conte também com o meu incentivo! Forte abraço!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/ilha-do-medo.html

    ResponderExcluir
  3. Pedro Almodovar e Antonio Banderas juntos em um novo filme. Essa parceria vale o ingresso com certeza.
    Abrasso!

    ResponderExcluir
  4. Marcelão sou muito grato pela força que você sempre me deu para esse blog continuar funcionando. Agora de férias, pretendo atualizá-lo o máximo possível. Obrigado por tudo.
    Essa obra de Almodovar é realmente maravilhosa e merece uma conversa mais aprofundada.
    Aquele abraço Celão.

    J. Bruno, obrigado pela força e pelos elogios. Seja bem vindo ao B-Cine. Em breve vou deixar um comentário no teu blog. Volte sempre e não deixe de assistir esse novo petardo do mestre Almodovar. Abração.

    Marcelo keiser, não esperava gostar tanto assim dessa nova parceria Banderas e Almodovar. Superou minhas expectativas. Valeu pela visita ao meu blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sou supeita para falar do trabalho de Almodóvar, sou uma fã incondicional do seu trabalho.

    A Pele Que Habito é um dos filmes mais impressionantes do ano e sem dúvidas, o trabalho mais dark do cineasta.

    Parabéns pelo blog, já estou seguindo!

    ResponderExcluir