sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Circo (The Circus)



Eis mais uma obra encantadora que eu tive o previlégio de rever hoje. O Circo (1928) mantém toda a sua graça e confirma toda a genilidade de Charles Chaplin que além de diretor, é produtor,roteirista,ator e compositor.


A primeira vez que assisti essa obra foi quando aluguei em VHS na saudosa locadora Sétima Arte de Bonsucesso onde conheci o meu amigo Marcelo (olha ele aí de novo) do blog um ano em 365 filmes que trabalhou um tempo por lá. E mesmo depois de tanto tempo a maravilhosa sensação de assistir essa obra permanece intacta.


Mesmo não sendo tão aclamado quanto outros filmes do diretor, O Circo está entre os meus favoritos. Como não se encantar com cenas do personagem vagabundo (Charles Chaplin) fugindo da mula? Ou aquela em que ele se atrapalha todo tentndo ajudar o mágico? Tem a cena da corda bamba e a interação com os macacos... enfim são muitas imagens marcantes.


Mas claro que o filme não é só comédia. Como toda obra de Chaplin, a história também tem uma carga emocional muito forte, e isso é bem representado na forma como os funcionários do circo são tratados e na relação do vagabundo com uma funcionária (Merna Kennedy) que é filha do dono do circo.


Na trama, o vagabundo é perseguido pela polícia após ser confundido com um assaltante de carteiras (Steve Murphy) e acaba por entrar em pleno espetáculo de um circo onde vira a grande atração. É imediatamente contratado para trabalhar no local e lá se apaixona pela filha do autoritário dono (Al Ernest Garcia). Daí pra frente dá-lhe confusão e trapalhadas.


É impressionante como Chaplin consegue ir do riso ás lágrimas com uma equalização perfeita e sem perder o ritmo da trama. Seus filmes tem alegrias e tristezas, assim como a vida de todos nós.


Uma das grandes obras desse fantástico realizador. Nota 10.






7 comentários:

  1. Pode ser um chaplin menor, mas com certeza O CIRCO é nota 10. Otima resenha meu camarada e obrigado por mais uma lembrança a minha pessoa, q assim como vc só sente saudades daquelas boas tardes despretensiosas conversando sobre cinema e afins. To gostando de ver! Espero mais coisa boa esse mês. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ola eai blz curtu muito cinema se poder conheça meu blog tbm espero que goste se poder assine o feed e segue ok ! abçs clica para entra no site e seguir

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer seu Blog e gostei muito, bem organizado e com textos objetivos, bem parecido com o meu. Estarei sempre por aqui, abração e até mais

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos que não voltam Celo. Nunca mais os passeios pela Cardoso de Morais foram os mesmos. Ainda bem que temos a internet para mantermos contato. Ah e claro não poderia deixar de citá-lo novamente hehehehe...
    Grande abraço.

    Paz, obrigado pela visita depois vou fazer uma visitinha lá no teu blog.

    Jefferson, obrigado pelos comentários elogiosos. Bom saber que também tens um blog. Mais um pra eu conhecer. Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Achei excelente este texto sobro o Circo de Charles Chaplin,e gostei demais de conhecer teu blog que também é excelente.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Um dos grandes momentos de Chaplin.
    Cumprimentos cinéfilos!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  7. Suzane, muito obrigado pelos elogios. Volte sempre.

    Antonio meus cumprimentos e agradecido pela presença.

    Vou linkar o blog de ambos aqui; Valeu.

    ResponderExcluir