terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Monstros (Freaks)



Em um final de noite após uma tentativa fracassada de dormir cedo, decidi encarar um filme que me fez perder totalmente a vontade de cair no sono. E nada mais é que o polêmico e maldito Monstros (1932) do diretor Tod Browning.

Após o sucesso de algumas obras de terror da Universal, Irving Thalberg (patrão da MGM) queria produzir um filme mais horrendo do que os realizados anteriormente. Caiu nas mãos de Browning a responsabilidade de dirigir Monstros. E caiu nas mãos certas, pois o diretor realizou aqui o seu melhor trabalho. No entanto é uma obra extremamente ousada para a época e que depois de pronta foi proibida em alguns países como o Reino Unido por exemplo onde ficou 30 anos sem ser exibido. Nos Estados Unidos, o filme também não foi bem aceito.

Mas o motivo de tanta polêmica estava relacionado com os atores que realmente apresentavam deficiências físicas. O elenco é composto por anões, gêmeas siamesas, um homem sem os membros que se arrastava feito minhoca, um outro que se locomovia usando apenas os braços, uma mulher que não tinha braços e se alimentava usando os própios pés, indivíduos com a cabeça deformada e alguns outros. Seus personagens eram apresentados como aberrações de um famoso circo e causavam reações de espanto e repugnância do público.

Na trama, o anão Hans (Harry Earles) se apaixona perdidamente pela trapezista Cleopatra (Olga Baclanova) que por sua vez não dá a mínima para o pequenino homem. No entanto, ao saber que ele herdou uma baita fortuna, planeja dar o golpe do baú e decide se casar com Hans. Após o casório, tenta envenenar seu marido para em seguida botar a mão na grana e fugir com seu amante Hercules (Henry Victor) que também trabalha no circo. Só que todos descobrem seu plano perverso e decidem se vingar da moça e de seu amante.

O filme tem várias cenas memoráveis e a minha predileta é a do casamento em que todos gritam: "We accept you, one of us!" onde eles dizem que a trapezista agora também faz parte do grupo. Essa cena também é mostrada no excelente filme Os Sonhadores de Bernardo Bertolucci.

Outro aspecto interessante é a boa apresentação da história em pouco mais de 60 minutos.

Fico imaginando essa obra sendo realizada nos dias atuais onde vemos um vampiro disputando com um lobisomen o posto de bonitinho da vez e filmes de terror com litros de sangue sendo jorrados na tela. Nada deve ter causado tanto estardalhaço quanto esse filme realizado ainda nos primórdios do cinema falado.

Uma obra influente e impactante até nos dias de hoje e que aponta quem são os verdadeiros monstros. Nota 9.

5 comentários:

  1. Obra-prima! Recentemente escrevi sobre esse filme. Dá uma conferida depois. Otimo texto meu caro! B-Cine com força total!
    One of Us!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que bom recebê-lo em meu blog... Eu, como cinéfila, estou me esbaldando com seu blog! Obrigada mesmo pela visita!!
    Sobre esse filme, li a resenha escrita pelo Celo, há algum tempo. Ainda não assisti! Pareceu ser um filme bem interessante de se ver! Sua resenha ficou bastante legal.
    Sobre seu comentário lá no meu cantinho, vou pegar um trecho do seu comentário: “Infelizmente tenho problemas de concentração que desvirtuam um pouco a atenção e atrapalha minha leitura”... Vou confessar uma coisa pra vc... um dos grandes problemas que tive, em minha adolescência, era a dificuldade em me concentrar, nas leituras! Eu era aquele tipo de aluna que “viajava”, literalmente, durante aulas! Sabe, aquele tipo de aluno que a professora está falando aqui, e ele está lá “nas Arábias”, lutando com os quarenta ladrões?? Eu era assim... tadinha de mim! Tão “lerdinha”, tão “sonsinha”, tão “avoada”, ahhh e tímida, tbem!. Rsrsrsrsrsrs... Depois de um tempo, criamos um grupo de teatro, na escola pública em que estudei da sexta a oitava série(isso me ajudou com a timidez e a concentração). Depois que comecei a me encantar por ler, na sétima série, fui conseguindo, aos poucos me concentrar mais. Principalmente quando o livro muito me encantava. Acho que por isso, hj em dia, me preocupo tanto com os alunos que são como eu era. Por incrível que pareça, apesar de eu ter sido aquele tipo de criança, citada anteriormente, sou do tipo de professora super agitada... não paro um minuto. Rsrsrsrsrsrsrs... quem me conhece, hoje, qdo falo como eu era, não acredita! Rsrsrsrs

    Bjão JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  3. Celão, obrigado mais uma vez pela presença e força de sempre. Seu post sobre Monstros está maravilhoso. Já devo ter lido umas 3 vezes, e uma foi antes de escrever o meu. Teu blog me inspira hehehehe
    Grande abraço meu querido.

    Joicy, tua presença enrriquece ainda mais esse meu humilde espaço. Agradeço imensamente seus comentários elogiosos e sua história maravilhosa de como voce venceu a dificuldade de se concentrar através da arte. Hoje ainda encontro dificuldades em não sair do foco, mas percebo uma evolução com o passar do tempo. É uma barreira sendo quebrada a cada dia e esse blog (e outros blogs) vem me ajudando bastante. Muitíssimo obrigado mais uma vez pela sua força.

    ResponderExcluir
  4. Ps. eu deletei o comentário no outro post, pq comentei no lugar errado... sorry! rs

    Olha eu aqui outra vez... confesso que adoro essa troca de ideias... vamos sempre nos comunicando! O que precisar, é só mandar um sinal de fumaça, pombo correio, comentário lá no blog... rsrsrsrs...

    Então quer dizer que vc será papai!? Que legal... eu digo que educar nunca foi uma tarefa fácil... nos tempos de hj, mais difícil ainda. Mas, acho que me saí bem nesses últimos [quase]10 anos...
    Qualquer coisa, estamos por aqui! Algumas pessoas falam que eu tenho esse jeito de lidar com meu filho, que aparenta ser tão simples e fácil, por conta de minha profissão(Sou pedagoga e leciono p/ crianças). Talvez isso ajude, mas, não acho que seja por isso...rsrsrsrs Ser pai e mãe não vem com manual de instruções, então temos que nos esforçar e ir aprendendo a lidar com as situações.

    Muito bacana sua iniciativa de se vestir de papai Noel... há muitas crianças carecendo dessa atenção especial...
    Forte abraço! JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  5. Olá Joyce. Obrigado mais uma vez pela sua presença e força de sempre.
    Estou tão envolvido com esse lado papai que já me sinto como tal. Mas sei que na hora da verdade, o bicho pega e aí é a hora de aprendermos com nossos pimpolhos. Parabens mamãe,professora, roqueira, blogueira e mais outras coisitas. És acima de tudo uma guerreira.
    Tive hoje a experiência de ser papai noel pela primeira vez e fui agraciado com os olhares e sorrisos daquelas crianças que residem em uma comunidade carente e passam por muitas dificuldades. Tudo isso compensou o calor que senti por baixo daquela indumentária devido a calor abafado que faz aqui no RJ. Falei para irem em busca de seus sonhos e nunca deixarem a esperança de lado.
    Joicy teu blog tá bom demais da conta. Depois deixarei outro comentário por lá Abraços natalinos Ho ho ho hooooooooo

    ResponderExcluir