quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

De Ilusão Também se Vive (Miracle on 34th Street)



Esse ano tive pela primeira vez, a experiência de vestir o roupão de Papai Noel. Todo desconforto causado pelo imenso calor que fazia, foi compensado pelos olhares de encanto e admiração daquelas crianças que realmente acreditavam que estavam diante do bom velhinho. Eu não poderia desapontá-las. Respondi á diversas questões sobre onde eu morava,onde estariam as renas, se eu iria visitá-las na véspera de Natal, etc... Um dia antes, fiz uma pesquisa na internet sobre Papai Noel com o intuito de incorporar ainda mais o personagem e não fazer feio diante da molecada.
Mesmo depois de todos esses anos, a perda da inocência,de entender que tudo não passa de desculpas para alimentar um capitalismo sujo e selvagem e de tocar com a minha banda o clássico punk Papai Noel velho batuta dos Garotos Podres, eu me emocionei e lembrei da minha infância na época em que eu também acreditava nessas histórias. É como se a magia tivesse voltado naquele momento. Lembro-me que não fiquei tão arrasado quando descobri que tudo não passava de uma farsa. Mas como lidar essa situação com os nossos filhos e filhas? Tem um post muito interessante da minha amiga blogueira, mãe e roqueira, Joicy em seu maravilhoso blog Umas e Outras em que ela relata suas experiências natalinas com o seu filho. Muito bacana.

Todos esses acontecimentos motivaram ainda mais na apreciação do filme De Ilusão Também se Vive (1947), que é recomendadíssimo para assistir nessa época de fim de ano e que ainda mantém todo o seu frescor mesmo depois desses anos todos. Só não é melhor do que A Felicidade não se Compra do Frank Capra que na minha opinião continua sendo o grande clássico para se assistir no Natal e também Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho que eu sempre assistia na minha infância quando passava na TV.

Na história, um senhor barbudo chamado Kris Kringle (Edmund Gwenn) se apresenta como o verdadeiro Papai Noel e é contratado para trabalhar na Macy´s, uma famosa loja de brinquedos em Nova York e que promove eventos em época de Natal. Lá também trabalha Doris Walker (Maureen O'Hara) uma determinada funcionária que também contribuiu para a contratação de Kris. Ela é mãe de Susan Walker (Natalie Wood), uma menina que não acredita em Papai Noel. Com o passar do tempo, mesmo com o estrondoso sucesso do novo Papai Noel na loja, muios desconfiam que Kris é louco e a história vai acabar num tribunal onde Kris é auxiliado por Fred Gailey (John Payne) um advogado que é apaixonado por Doris. A principal missão de Kris na trama, é trazer de volta para a menina Susan a magia do Natal.

O elenco está afiadíssimo, onde encontramos uma Natalie Wood no início da sua carreira e Edmund Gwenn no papel do suposto Papai Noel que lhe garantiu um Oscar como ator coadjuvante. Todos muito bem conduzidos pelo diretor George Seaton que realizou uma obra encantadora e emocionante. Para assistir comendo uma deliciosa rabanada.

Esse deve ser o último post antes do top 20 de 2011, onde eu seleciono os 20 melhores filmes lançados no cinema aqui do Rio de Janeiro no ano que passou. Á todos um ano novo de muita paz, saúde e alegria. Ah... a nota do filme. Nota 8.

7 comentários:

  1. Ainda não vi este. Semre me recomendam, mas eu sempre esqueço de ver rs Vou tentar ver o quanto antes!

    Cara, espero que tenha tido um Feliz Natal e tenha um ótimo Ano Novo!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Cara conheço esse filme e tenho ele inclusive como "Milagre Na Rua 34", não conheço a razão desse segundo Titulo? Parabéns pelo ótimo texto, e pela coragem de se vestir de papai noel o que pra mim é impossível pois nunca me imaginei em tal situação

    Apareça em meu Blog, vossos comentários sempre são importantes....

    Aquele abraço....

    ResponderExcluir
  3. Bruno, deve ter sido um momento especial mesmo, pena não poder estar lá para compartilhar. Grande texto! Tô na espera do teu Top, aguardadissimo! Abração!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda chegar aqui e ver meu nome citado em seu post, Bruno... muiiiiito obrigada! Estou nas alturas! Mais feliz ainda quando acabo de ver um filme que eu assisti há lonnnnnnnnng time ago e que eu amaaaaava! Voltei no tempo agora... realmente, é importante mostrarmos a magia, para as crianças, sem nos apegarmos ao natal ligado à essa tal de "dona capitalista". Há muito mais nessa magia, do que simplesmente ganhar presentes.

    Legal o relato de sua experiencia como papai noel... estava com saudades de vc lá no blog! Final de ano é uma correria, né? Ah, eu que me sinto honrada em ter pessoas tão bacanas participando aqui do Umas e outras… vc é realmente um querido! Que em 2012 possamos continuar firmes e fortes! hehehe

    Ah, tem novidades por lá...

    bjks JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  5. Incrível como o universo infantil mesmo depois de tanto tempo nos invade. Parabéns pela excelente iniciativa. Apesar de sabermos que muito das histórias infantis possuem um apelo por demais capitalista, não podemos nos furtar de que no universo da criança a magia é absoluta. Mitos, fábulas, contos é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. Um abraço. Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  6. Olá,assisti a esse filme na minha infância,nem me lembrava mais,mais agora que vi a foto lembrei de tempos em que havia filmes maravilhosos para assistir.
    Seu blog está de Parabéns,desculpe mas gostaria de aproveitar e te fazer um convite para me visitar em meu blog seguir,já virei sua fã e seguidora pois acho que deveria ter mais blog como o seu destacando momentos bons,com títulos de filmes esquecidos.
    Abraços,
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Allan,um excelente ano novo para ti também. Valeu pela visita.

    Jefferson, eu também só conhecia pelo outro título. Depois assisti no TCM a maratona 50 filmes para ver antes de morrer com o Rubens Ewald Filho falando sobre esse outro título e dizendo ser mais adequando do que Milagre na rua 34,pois a maioria não fazia a maior idéia desse endereço. Na minha opinião o título que ficou caiu muito bem.
    Me vestir de Papai Noel foi uma experiência fantástica. Fiquei um pouco nervoso antes, mas depois incorporei o personagem. Só não sei se me saí bem. Hehehehe
    Com certeza vou dar um pulo no teu blog pra ler os ultimos post. Obrigado pelavisita e pelos elogios meu querido.

    Celão, estou doido para ver o seu top também. Acredito que alguns filmes estaraõa em ambas as listas né. Pelo menos uns 5 eu acredito. Hehehehe

    Joicy, é uma imensa satisfação recebê-la sempre por aqui e o Umas e Outras tornou-se uma referência. Um blog feito com muito carinho e que transmite toda a emoção de seu conteúdo. Além de muito divertido também. Eu é que agradeço pela força de sempre. Um 2012 com tudo de bom para ti e todos que te cercam.

    Maxwell,também concordo com voce. E acredito que a fantasia continua conosco até o dia da nossa morte. É claro que devemos sempre encarar os problemas da vida e não temos para onde fugir. No entanto, muitas vezes recorremos a fantasia como um refúgio para amenizar essas turbulências. Grande abraço e um ótimo 2012 para ti.

    Alexandra, muito obrigado mesmo pelos comentários elogiosos. Vou em breve linkar teu blog aqui e fazer uma visitinha também.
    Feliz 2012 e volte sempre.

    ResponderExcluir