domingo, 13 de dezembro de 2009

Cloverfield - Monstro (Cloverfield)

Não estava num bom dia para assistir Cloverfield-Monstro (2008),devido principalmente à uma pequena dor de cabeça que me pegou desprevinido. Quem já assistiu ao filme sabe do que estou falando. O estilo é o de um "falso documentário" (ou mockumentary como muitos chamam por aí),que tem como representantes os ótimos Bruxa de Blair e REC, só para citar alguns. Já esperava um filme com a câmera tremendo o tempo todo, no entanto, achei que dessa vez eles exageraram na dose. Se fosse num cinema, eu teria que guardar o sacão de pipoca para "chamar o Raul". Além de toda correria frenética, eu não me identifiquei com os personagens e nem embarquei na história sobre um monstro que simplesmente destrói Nova York inteira. Mas o filme tem lá seus acertos e a escolha de atores desconhecidos é um deles. Outro ponto positivo, é o de não priorizar os efeitos especias(bem feitos por sinal), e sim de mostrar o pavor daquelas pessoas mediante um perigo desconhecido. Destaco a cena em que os personagens estão num fogo cruzado entre o monstro e os militares e a já famosa cabeça decapitada da Estátua da Liberdade (que foi inspirada no cartaz do filme Fuga de Nova York). Na história,um evento de despedida é realizada para Rob Hawkins (Michael Stahl-David), que está prestes à se mudar para o Japão. Com todos os seus amigos e conhecidos reunidos em um prédio e a festa comendo solta, chega um momento em que todos sentem um tremor de uma explosão. Daí pra frente começa a correria. Engraçado como em nenhum momento eu senti medo ou suspense. Outros personagens merecem destaque, principalmente Beth (Odette Yustman),que teve "um algo a mais" com Rob, e Hud (T.J.Miller), o cara com a câmera na mão. A direção é de Matt Reeves (que dirigirá a refilmagem do filme sueco Deixa ela entrar) e um dos produtores é J.J.Abrams (criador da série Lost),que teve a idéia do filme em uma loja de brinquedos no Japão. Junto do seu filho, percebeu a popularidade do monstro Godzilla naquele país , e decidiu criar um monstro americano. Outro fato importante, é a ausência de trilha sonora. Uma obra que diverte em alguns momentos, mas que não traz nenhuma novidade ao formato. Terminei a sessão com a dor na cabeça ainda mais forte. Nota 5

5 comentários:

  1. Brunao, antes de mais nada, espero que já esteja pronto para outra. Pena que não gostou desse filme...pois eu adoro, acho um filme claustrofobico e as cenas no subterraneo são as melhores. Um outro exemplar desse tipo de filme que assisti recentemente e achei otimo foi `O diario dos mortos´ de George Romero, excelente filme, não deixe de assistir. Abração

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcelão. Bom te ver por aqui rapaz. Amanhã devo dar uma passadinha por aí e pegar alguns filmes. Estou andando com dificuldades na perna esquerda, mas o médico recomendou pequenas caminhadas.
    Infelizmente não gostei tanto assim do filme e não sei se era por causa da expectativa ou da dor de cabeça...enfim pode ser que o momento tenha contribuído para a insatisfação. Mas tem suas qualidades sem sombra de dúvidas.
    Esse do Romero tb divide bem as opiniões...mas se tratando do mestre dos filmes de zumbis vale e muito a pena.Obrigado pela dica Marcelão.

    ResponderExcluir
  3. Não curti, mas ando meio sem paciência para estes filmes de "câmera na mão", hehe...não vejo novidades....

    ResponderExcluir
  4. É verdade Ricardo. Para mim essa fórmula já expirou faz tempo. Vamos aguardar o que vem pela frente.

    ResponderExcluir