segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)


Aproveitando esse período de repouso forçado, consegui assistir uma "pérola". Um dos "clássicos da Sessão da Tarde" que todos conheciam, menos eu. Estou falando de Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986). Para você que está atrás de um filme sério, fique bem longe. Agora, se procura por algo despretensioso, divertido e engraçado,vai encontrar tudo nessa obra de John Carpenter (que assina não só a direção como também a trilha sonora). Quem conhece o trabalho do diretor, vai encontrar vários traços inerentes à sua filmografia. O meu filme predileto continua sendo O Enigma de Outro Mundo, que pretendo um dia comprar em DVD.

É uma pena que eu não estava em boas condições para uma melhor apreciação do filme. Senti algumas dores na perna e me incomodei em ficar muito tempo na mesma posição. Mesmo assim, consegui me divertir bastante. Principalmente com Jack Burton (o hilário personagem interpretado por Kurt Russel), um caminhoneiro metido à durão, mas que na"hora H" acaba se mostrando um trapalhão. Ele ajuda seu amigo Wang Chi (Dennis Dun), à encontrar sua namorada raptada por uma gangue em um aeroporto. Com a investigação, eles descobrem que por trás de tudo, há estranhos seres comandados pelo sinistro mago Lo Pan (James Hong). Para derrotá-los, eles contam com a ajuda de amigos, incluindo aí Gracie Law (Kim Cattrall, mais conhecida hoje pela série Sex and the City), que acaba também sendo raptada pelos vilões. A partir de então, tome pancadaria, magias e raios em um ritmo crescente até o seu desfecho.

Gosto muito dos diálogos recheados com humor negro. Outro destaque , são os monstros grotescos que contribuem para o filme ser denominado como trash. E por falar em trash, recomendo para quem usa o orkut, visitar as comunidades Adoro filmes! ou Filmes de ontem, hoje e sempre, e se lambuzar com o excelente post do meu amigo Rick, onde ele elege os piores monstros da história do cinema que ainda vem com fotos. É ver para crer.

Voltando a falar do filme, tive a oportunidade de assistir na TV à cabo e achei a imagem bem desgastada, parecendo uma cópia antiga de videocassete. Não pesquisei se o DVD já foi lançado no Brasil, mas espero qualquer dia, rever esta divertida obra em melhores condições. Nota 6


Nenhum comentário:

Postar um comentário