sábado, 5 de dezembro de 2009

Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso)


Após uma cirurgia bem sucedida para retirada de varizes nas pernas, preciso ficar em repouso e estou aproveitando para ver alguns ótimos filmes. Por isso, os próximos comentários virão com um pouco de atraso. Gostaria antes de mais nada, agradecer à todos que estão me dando a maior força nessa recuperação.

Passeando pelo shopping, entrei numa loja e me deparei com o dvd de Cinema Paradiso e uma edição dupla de Taxi Driver por apenas R$ 12,90 cada. Não acreditei. Fiquei tão feliz que saí cantarolando a musiquinha de Natal que tocava dentro da loja. Lógico que comprei os dois filmes.

Chegando em casa, coloquei o dvd de Cinema Paradiso (1988) e não consegui mais me desgrudar do sofá mesmo com todo o calor da sala. O filme é encantador,sublime,emocionante,envolvente, e muitos outros adjetivos. Obrigatório para os fâs do cinema e uma homenagem à sétima arte. Tuido se encaixa perfeitamente bem nessa obra do diretor Giuseppe Tornatore.

Existe um clima nostálgico como algo que se perdeu com o tempo ou de um amor não concretizado. Lembro com carinho dos cinemas de rua perto de casa que hoje estão entregue às baratas.

O filme conta a história do garoto Toto (Salvatore Cascio), que é apaixonado pelo cinema da cidade e de Alfredo (o excelente Philippe Noiret) que trabalha como projecionista nesse local a muitos anos. O menino tenta á todo custo, entrar no ambiente de trabalho de Alfredo que inicialmente cria certa resistência, mas que depois com toda a convivência, se transforma em uma marcante relação de amizade. E tudo isso é mostrado em forma de lembrança após Toto (que se tornou um famoso cineasta) receber da mãe, a notícia da morte de um tal de Alfredo.

A história possui vários personagens cativantes,que aparecem durante as diversas projeções no cinema. Aliás, os diversos filmes mostrados são atrações à parte. O que dizer então da trilha de Ennio e Andrea Morricone? A música se torna um personagem no filme que emociona, principalmente ao final da projeção (Os lenços podem ser úteis).

Nos extras, há a interessante declaração de Rubens Ewald Filho sobre a sessão do filme em Cannes que foi exibido durante o dia e recebeu aplausos calorosos do público. Algo incomum naquele horário do festival.

Um belíssimo representante do grande cinema italiano que mereceu todos os prêmios que recebeu, incluindo aí o Oscar de melhor filme estrangeiro. Nota 10



9 comentários:

  1. É um belíssimo filme, chorei pacas! Preciso assistir novamente esse clássico e relembrar.
    abração Brunão

    ResponderExcluir
  2. Luizito cada vez que assisto , eu gosto ainda mais, e continuo me emocionando.
    Pretendo hoje assistir ao dvd do Sonic Youth que você me deu.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Com certeza mais um do meu Top Ten...hehe...meu Top Ten já deve ter uns 50 filmes. Bom, clássico instantaneo de Tornatore.
    Filmaçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo. Para ser visto e revisto sempre, a qq momento. Para indicar, obrigar e reverenciar. Um Abração

    ResponderExcluir
  4. Esse é com certeza um dos melhores filmes do mundo. É pra assistir com o coração. Pena eu ter perdido a entrevista do Tornatore no Jo Marcelo. Devo procurar no youtube.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, seu blog é muito interessante, Bruno

    Não consigo parar de ler suas resenhas e posts...precisamos trocar contatos!

    CINEMA PARADISO marcou minha infância, sabia? abraço

    ResponderExcluir
  6. Rick...cinema paradiso está no meu top 20 de todos os tempos.
    Cristiano,valeu a força. é muito bacana a sua participação no blogger e uma das intenções desse espaço ,é juntar pessoas para trocar idéias sobre um assunto que todos nós amamos.
    Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Amo este filme e sempre me emociono quando assisto. Achei interessante, Bruno, o que você relatou: " Existe um clima nostálgico como algo que se perdeu com o tempo ou de um amor não concretizado".`É exatamente isso que me chama atenção no filme.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Exatamente isso. E no final todas aquelas imagens exibidas no cinema seria um encontro do personagem com o passado. Valeu a participação. Grande abraço.

    ResponderExcluir