domingo, 9 de dezembro de 2012

Team America - Detonando o Mundo (Team America: World Police)
















Lembro-me perfeitamente quando li na antiga revista SET uma matéria publicada sobre o novo filme do diretor Trey Parker e do roteirista Matt Stone, criadores da série e do longa South Park. Aguardei ansioso pela estréia nos cinemas. Aguardei... aguardei... e o filme foi direto para o mercado de DVD aqui no Brasil. Uma pena, pois Team America - Detonando o Mundo (2004), tem todos os ingredientes conhecidos da dupla. ou seja, aqui o politicamente correto não tem vez. Doses de palavrões, escatologia, humor negro e críticas são apresentadas de uma maneira escrachada mesmo. Pais, tirem as crianças da sala. Depois não digam que não avisei. Uma curiosidade, é que certa vez o SBT transmitiu o primeiro longa da dupla South Park - Maior, Melhor e Sem Cortes (dublado) em um horário da noite em que algumas crianças ainda estavam acordadas. Acho que ninguém da emissora tinha noção do conteúdo daquela obra. No dia seguinte muita gente comentava o absurdo que era aquele filme.

Imagino a dificuldade dos realizadores para montar e concluir seus trabalhos, pois os atores aqui são marionetes. A idéia para realizar um filme só com os bonecos surgiu quando os realizadores assistiram uma reprise na televisão da série Thunderbirds. Daí juntaram isso com a vontade de zombar os filmes de ação realizados pelos magnatas de Hollywood e produzidos por Jerry Bruckheimer. Sacaneam Michael Bay, o diretor Michael Moore, o ditador da Coréia do Norte Kim Jong Il (que faleceu ano passado), Ben Afleck e diversos outros atores. Não pensem que a zoação acaba por aí. O patriotismo norte americano é ridicularizado, assim como a paranóia pós 11/09 e as consequentes guerras desnecessárias. Isso tudo feito ainda na época do governo Bush.

Na história, o Team America, é uma equipe policial encarregada de salvar o mundo dos terroristas. Com as crescentes ameaças dos ataques, eles precisam  de um informante disfarçado de terrorista para descobrir os planos dessa organização. Por isso, convocam Gary Johnston, um novo ator da Broadway (uma crítica à convocação dos jovens para a guerra) para atuar diante dos malfeitores com o intuito de buscar novas informações. Com o tempo, descobrem existir um plano de destruição em massa perpetrado pelo ditador Kim Jong Il e fazem de tudo para detê-lo.

Várias cenas são hilárias. Eu destaco os ataques do Team America aos terroristas em outros países,  Gary bêbado saindo do bar e a cena de sexo envolvendo os bonecos.

Os fios que controlam as marionetes são mostrados propositalmente e tem uma cena que os realizadores sacaneam o própio filme, quando a personagem Lisa faz um gesto para encostar a mão no peito de Gary, mas não consegue pois o fio não chega lá.

A trilha sonora não chega a ser tão boa quanto a de South Park - Maior, Melhor e Sem Cortes, mas tem os seus momentos e é carregada de humor negro.

Além de Tray Parker e Matt Stone, o roteiro também foi escrito por Pam Brady.

Assisti ontem com minha esposa esse filme que muitos podem achar grosseiro demais. Mas essa é a intenção de seus realizadores e acredito que eles chegaram lá.

America, fuck yeah! Nota 8.

4 comentários:

  1. É muito legal essa produção... feita meio a facão, mas que funciona muito bem e traz um resultado bem interessante.
    Saudades da revista SET. Essa era bem feita
    ... e sempre trazia aos cinefilos um material impressionante.

    abraço Bruno

    ResponderExcluir
  2. É verdade Marcelo. No momento eu compro a Preview, mas tenho saudades da boa fase da SET. Lembro até hoje da primeira SET que comprei. Acho que foi no final dos anos 80. Mas só passei a comprar com frequência em meados dos anos 90.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse filme, divertido por demais. Pouco filmes me fizeram rir com tanta intensidade...hahaha

    ResponderExcluir
  4. Putz Celão. E a cena do vômito então...hehehehe

    ResponderExcluir