quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Frankenweenie














Sou fã do trabalho de Tim Burton e fui correndo para o UCI da Barra da Tijuca assistir Frankenwenie (2012) na única sala onde o filme ainda estava sendo exibido. Na última hora, minha mãe também decidiu me acompanhar para depois passear pelo shopping. Chegando lá, verificamos que a sala de exibição era o UCI De Lux,, ou seja, como o própio nome indica, um luxo só, mas com um precinho acima do que eu esperava. Já estava quase desistindo, quando minha mãe pagou os ingressos. Quero desde já agradecer à Dona Vânia por mais esse presente e pela companhia, mesmo sabendo que não é muito fã de cinema. Agradeço também por todo o amor, carinho e ensinamento que me deu durante todos esses anos. Você é a melhor mãe do mundo!

Frankeweenie é um remake de um curta realizado pelo própio diretor nos longínquos anos 80. Na minha opinião, Tim Burton voltou à boa forma e aqui reuniu o 3D, o stop motion e o preto e branco com bastante sucesso. Tudo num universo familiar para quem conhece seus filmes e seus personagens bizarros que vivem à margem da sociedade, mas que são tratados com imenso carinho pelo diretor.

A história nos apresenta Victor, um menino solitário que adora as aulas de ciências e não gosta de praticar esportes. Como não tem amigos, o maior companheiro do menino é Sparky, seu cãozinho de estimação. Após a morte de Sparky durante um acidente, Victor utiliza seus aprendizados em ciências e cria um equipamento para reviver Sparky com o auxílio da eletricidade. A experiência dá certo, mas com o passar do tempo, causa muitos problemas, pois todos descobrem a invenção do menino e seus colegas de turma tentam copiar à todo custo essa experiência para apresentar na feira de ciências que se aproxima.

Alguns personagens poderiam ter mais espaço na trama, como os pais de Victor por exemplo, mas isso não incomodou no andamento e na apreciação do filme.

Gostei das várias referências aos filmes de terror, principalmente os antigos da Universal.

Além de ser uma obra que fala sobre amizade, um dos principais temas abordados aqui, é ao meu ver, apresentar as diversas intenções do homem na utilização da ciência.

Tim Burton dessa vez não teve Johnny Depp, mas voltou a trabalhar com Winona Ryder dublando a vizinha de Victor e o grande ator Martin Landau dando voz ao professor de ciências. Victor por sua vez é dublado pelo ator mirim Charlie Tahan.

A trilha sonora é mais uma vez composta por Danny Elfman (para quem não sabe foi da banda Oingo Boingo). Muito bem feita por sinal.


Verifiquei agora pouco na internet que Frankenweenie está concorrendo ao Globo de Ouro de melhor animação. Nota 9.

3 comentários:

  1. Frankenweenie é uma volta do Tim Burton aos bons filmes e mais autorais. Também gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou simplesmente louco procurando algum lugar para assistir este filme, eu sou muito fã do Tim Burton, mas este filme não teve muita divulgação, então poucos cinemas abriram sessões, mas assim que sair em dvd sairei correndo atrás de meu exemplar, assisti a primeira versão em live action e achei muito divertido. Sorte a sua conseguir assistir esta animação no cinema. Abraço :D

    ResponderExcluir
  3. Celão..corre o risco de estar no top 20 desse ano viu...sei não...

    Gabriel, uma pena com o descaso na hora de divulgar certos filmes. Não deixe de ver após sair em DVD. Achei que não deveu em nada ao curta metragem que foi feito anteriormente. Grande abraço.

    ResponderExcluir