domingo, 30 de dezembro de 2012

O Impossível (The Impossible)
















Essa é a última postagem antes da minha querida lista de melhores do ano e não poderia deixar de escrever sobre esse filme que assisti com a minha mãe no cinema e que me emocionou em diversos momentos. O Impossível (2012) é o segundo filme do diretor Juan Antonio Bayona, (realizador de O Orfanato, ainda inédito para mim) que carrega muito bem a história baseada em fatos reais envolvendo uma família que sobreviveu ao tsunami que vitimou milhares de pessoas em 2004.

A trama apresenta a tal família viajando para a Tailândia com o intuito de passar o Natal. Não demora muito tempo para a chegada devastadora do tsunami e daí pra frente queridos leitores vem o turbilhão de emoções que vão do suspense ao drama. A sensação do tsunami chegando fez meu coração bater mais forte e confesso que chorei umas três vezes. Imaginei o quanto somos pequenos diante da natureza e do universo. Quanto vale a nossa arrogância e orgulho? Em uma tragédia como essa, fala mais alto o instinto de sobrevivência e a solidariedade das pessoas.

Os atores estão todos ótimos. A loura Naomi Watts mais uma vez entrega grande dose do seu talento interpretando a mãe sobrevivente. Outro destaque é Tom Holland que faz o filho mais velho. Ewan McGregor está bem, mas fica um pouco ofuscado pelos dois citados anteriormente. Quem aparece em certo momento do filme é Geraldine Chaplin, filha do mestre Charles Chaplin.

Os atores principais tiveram a chance de conhecer a família sobrevivente em um festival onde o filme estava sendo exibido. Outro fato curioso, é que muitos figurantes são sobreviventes dessa tragédia.

Mesmo com todos os clichês do roteiro, a emoção aqui fala mais alto e fisga nosso coração. Não se pode esquecer também o bom trabalho da edição e dos efeitos que contribuem bastante na condução da trama.

Esse provavelmente estará no meu top 20 desse ano. Ainda não fechei a lista. Ah... já ía me esquecendo de dar a minha nota. Nota 9.

2 comentários:

  1. Ainda não assisti esse filme, Brunão. No entanto, o pessoal anda falando muito bem e assim que tiver uma oportunidade, farei.

    ResponderExcluir
  2. Vai sim Celão. Saí transtornado do cinema... hehehehe

    ResponderExcluir