terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Interlúdio (Notorious)


















Como é bom sentar num sofá e assistir pela primeira vez uma obra prima de Alfred Hitchcock. Na última madrugada aproveitei que estava sem sono e coloquei pra assistir o DVD de Interlúdio (1946), que superou todas as minhas espectativas. Depois de ler vários elogios ao filme, pude constatar a beleza dessa obra que é o segundo trabalho de Cary Grant e Ingrid Bergman com o diretor.

A trama nos apresenta Alícia (Ingrid Bergman), uma jovem alemã filha de um espião nazista preso nos Estados Unidos e que recebe uma missão dos agentes americanos: se infiltrar em uma organização nazista presente no Rio de Janeiro com o intuito de buscar informações secretas desse grupo. Lá ,ela deve se aproximar de Alexander (Claude Rains), o líder dessa organização e que já foi apaixonado por Alícia. O encarregado de auxiliar a moça nessa empreitada é o agente Devlin (Cary Grant). Com o passar do tempo, Alícia e Devlin se apaixonam um pelo outro, dificultando ainda mais o serviço de ambos.

Quem pensa que a história fica somente no melodrama, se engana, pois o suspense empreendido por Hitchcock é dos bons e aqui o espectador não consegue desgrudar os olhos da tela. O momento da festa envolvendo a chave da adega e os champagnes são marcantes. Aliás, várias cenas são impressionantes, e apresentam todo o talento do gorducho. O final então nem se fala, na famosa cena das escadas. Uma verdadeira aula de cinema.

Ingrid Bergman nunca esteve tão linda e entrega uma boa atuação. Arrisco dizer que esse é o melhor filme protagonizado pela atriz que eu assisti. (Ainda não vi Casablanca). Também achei Cary Grant muito bem, mas o maior destaque vai para a atuação de Claude Rains que interpreta um personagem que não se enquadra no esteriótipo de um vilão. Claude recebeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante por esse papel. O filme também recebeu outra indicação para roteiro original.

Quem também merece destaque é a trilha sonora de Roy Webb que sublinha várias cenas com perfeição.

Achei bacana a trama ser ambientada no Brasil e é sempre bom ver belas imagens da cidade maravilhosa.

Hitchcock faz uma rápida aparição, bebendo champagne na já citada cena da festa.

Posso dizer com toda a certeza que Interlúdio entrou na minha lista dos melhores filmes desse gênio do cinema chamado Alfred Hitchcock. Nota 10

3 comentários:

  1. Taí Brunão, mas um do Hitch que não assisti. Alias, devo muito a filmografia do diretor durante os anos 40. Verei esse o quanto antes!

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo,que bom relembrar este inesquecível e excelente filme que na época fez-me fã incondicional de Ingrid e Cary Grant.Sem falar em Alfred,diretor insubstituível de filmes de grande suspense e por aparecer rapidamente em cenas imprevistas de suas filmagens.Uma boa-noite e meu abraço.Su

    ResponderExcluir
  3. Celão, esse é imperdível e mostra toda a competência desse grande diretor. Recomendo meu amigão.

    Suazane, obrigado mais uma vez pela sua presença. Os protagonistas estão no auge da carreira e o gordinho nunca desaponta. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir