sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Imitação da Vida (Imitation of Life)
















O que fazer diante de tanto calor e de férias? Torrar e mergulhar numa praia? Procurar um amigo e beber uma estupidamente gelada acompanhado de petiscos? Chupar um sorvete? Nananinanão... decidi ficar em casa, ligar o ventilador (que com esse calor não dá muita vazão) e assistir Imitação da Vida (1959) filme gravado do Telecine Cult e que tomei conhecimento graças ao blog Espectador Voraz do amigo Celão. Sempre li a respeito das qualidades de Douglas Sirk e somente agora tive a oportunidade de assistir um trabalho dirigido por ele. E digo com toda certeza que todas as expectativas foram correspondidas. Tudo que conhecia do diretor está presente na essência de Imitação da Vida, que na verdade é um remake do filme de 1934 dirigido por John M. Stahl e baseado no livro de Fannie Hurst.

A história foca na relação de duas mulheres e suas filhas. Lora (Lana Turner) procura desesperadamente sua filha Susie (Terry Burnham) em uma praia lotada e pede ajuda ao fotógrafo Steve (John Gavin). Ambos não demoram a encontrar a menina brincando com Sarah Jane (Karin Dicker) e na companhia de sua mãe Annie (Juanita Moore). Lora é uma atriz que procura um novo emprego e apresenta dificuldades para tomar conta da filha. Annie e Sarah Jane aparentemente não possuem um lar. Ao perceber a necessidade de Lora, Annie se oferece a trabalhar em troca de moradia e comida. À princípio, Lora fica um pouco desconfiada em deixar pessoas desconhecidas dormindo em seu lar. Mas com o passar do tempo, essa desconfiança se transforma em uma verdadeira amizade. Até aí tudo lindo e maravilhoso. Em seguida, começam a aparecer os primeiros problemas. Sarah Jane que é branca, tem vergonha de sua mãe Annie, pelo fato de ser negra. Annie é uma mãe extremamente zelosa e carinhosa com Sarah, porém a mesma não dá muito valor. Paralelo a isso, Lora consegue um emprego no teatro e se consagra como grande atriz. Com os compromissos de trabalho, Lora se afasta cada vez mais de Susie e dá um "chega pra lá" em Sam (fotógrafo que conheceu na praia e que estava próximo de começar um relacionamento).

Susie e Sarah Jane são posteriormente interpretadas por Sandra Dee e Susan Kohner respectivamente.

A atuações dos atores principais estão na medida certa. O destaque vai para Juanita Moore pela sua entrega ao papel, e Susan Kohner que interpreta sua filha na fase adolescente.

O título sintetiza bem toda a obra. Pois a vida é assim, cheia de altos e baixos, de amores não correspondidos, carências afetivas, preconceitos e falta de reconhecimento. Nos faz refletir o que de fato é mais importante em nossa vida.

Gostei do filme já nos créditos e da belísima cena da praia lotada e com um parque de diversões no fundo. Aliás a obra tem várias cenas marcantes e emocionantes.que me fizeram chorar lá pelo final. Fiquei curioso para assistir outras obras desse diretor. Mais uma boa dica do amigo Marcelo. Valeu Celo. Nota 9.

2 comentários:

  1. Aeeeeeee!!!!!!!! Muito feliz que vc assistiu esse filme. Afinal, meu blog servindo de utilidade pública é uma recompensa maravilhosa. Cara, Imitação da Vida é um filme maravilhoso mesmo. Se quiser conhecer mais Douglas Sirk, indico Tudo que o Céu Permite, uma obra-prima lindissima!!

    Abração amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Celão! Esse Tudo que o céu permite eu li em algum lugar também e acho que foi no teu blog. Com certeza vou conferir também. Muito obrigado pela dica mano.

    ResponderExcluir