sábado, 22 de dezembro de 2012

A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes)


















Taí uma obra de extrema importância, e que eu recomendo não só para todas as mulheres, mas também para os marmajos. Afinal, trata-se de um filme que nos mostra a persistência de certas personagens para romper barreiras (cravadas de valores tradicionais) tidas como intransponíveis. Mulheres do mundo todo já sofreram ao longo de toda a história da humanidade tanta barbárie, que fica difícil ter total dimensão dessa dano. Muitas até hoje sofrem preconceitos e infelizmente ainda são vistas por alguns homens ignorantes como seres inferiores. Ainda bem que esse situação aos poucos foi mudando em várias sociedades, e a emancipação feminina  é uma realidade e uma revolução que moldou a mulher dos dias atuais.

Essa introdução, é só para situar vocês queridos leitores sobre o principal tema abordado em A Fonte das Mulheres (2011), filme dirigido por Radu Mihaileanu que também realizou o roteiro junto com Alain- Michel Blanc e se inspirou em um caso real ocorrido na Turquia e na peça Lisístrata de Aristófanes.

A trama que se situa em uma aldeia islâmica entre a Àfrica do Norte e o Oriente Médio, nos apresenta Leila (Leila Bekhti), uma jovem alfabetizada que propõe às mulheres da aldeia, uma greve de sexo com seus maridos, em represália aos trabalhos pesados à que são submetidas. Muitas inclusive grávidas, perderam seus bebês enquanto realizavam esses trabalhos. Leila não concordava em subir um morro para buscar a água da fonte, enquanto seus maridos ficavam sentados bebendo e conversando. No início, Leila só conta com o apoio de seu marido, (um profesor com a mente mais aberta) e de uma senhora da aldeia. Com o passar do tempo, ela consegue o auxílio de outras mulheres, ocasionando uma série de problemas no vilarejo.

Apesar de não ser um musical, em vários momentos a mensagem é apresentada com as mulheres cantando e dançando, dando bastante leveza ao filme.

Achei apenas que o filme poderia ser um pouco mais curto. Já seria suficiente para transmitir a sua positiva mensagem.

Dedico essa postagem à todas as mulheres. Vocês são verdadeiras guerreiras e merecem todo o amor e respeito desse mundo.

Como eu falei no início, uma obra de extrema relevância e que vale a pena conferir. Nota 7.

3 comentários:

  1. Eia, não conheço essa obra! Anotado...

    Fiquei muito feliz com seu retorno à blogosfera, querido e mais feliz ainda com seu comentário lá no Umas e outras. Estou sumida, tbem... a correria de final de ano estava quase me enlouquecendo! Mas, agora, com o recesso tudo está mais tranquilo!

    Abração!

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno, eu não tinha sequer ouvido falar sobre ele ainda, me parece ser pelos seus comentários uma obra impactante, sensível e acima de tudo necessária. Uma vez que a situação que ele retrata não está tão longe de nossa realidade.

    Abraços!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/12/007-cassino-royale-quantum-of-solace.html

    ResponderExcluir
  3. Joicy eu que agradeço pela sua visita e fiquei feliz também com o seu retorno. Gostei muito do seu post "Foca na dieta". Maravilhoso!

    J.Bruno, recomendo demais esse filme, que mesmo não sendo uma obra prima, vale demais uma conferida. Grande abraço!

    ResponderExcluir