segunda-feira, 28 de março de 2011

Assim Caminha a Humanidade (Giant)


Outro dia, levei um baita tombo a caminho do trabalho, que me deixou "de molho" alguns dias e com o pé direito imobilizado devido a uma torção. Nessa situação em casa e com a notícia do falecimento de Elisabeth Taylor, decidi homenagear a atriz assistindo um dos filmes mais marcantes da sua carreira: Assim Caminha a Humanidade (1956). E é claro que eu precisaria de todo um tempo disponível para apreciar um filme com mais de 3 horas de duração. Não que a duração seja um problema, ainda mais se tratando de um clássico como esse. É que ultimamente tenho encontrado dificuldades para assistir um longa de 8o minutos. Agora imagina encarar um com mais de 200 minutos? E tem mais, não curto ver o filme aos pedaços, pois isso acaba me tirando um pouco da história. E até o retorno, fico com aquela sensação de ter perdido algo bacana. Mas enfim, voltemos ao filme que é o mais importante.
O diretor George Stevens consegiu extrair bem a essência do livro de Edna Ferber para compor em deslumbrantes imagens a saga de três gerações de uma família cujo mentor, é um milionário rancheiro (interpretado de maneira inspirada por Rock Hudson).
Além da já citada Liz Taylor (com uma performance na medida interpretando Leslie, a esposa do rancheiro) temos também o brilhante James Dean em seu último trabalho. Dean nem chegou a ver o filme pronto, pois morreu logo ápós as filmagens em um acidente automobilístico. Foi a deixa para transformar o jovem ator em um dos maiores ícones do cinema.
A história começa leve mostrando a relação da família milionária com as pessoas ao redor, incluindo os seus empregados. Com o passar do tempo, essa estrutura familiar fica cada vez mais abalada, após testemunharmos intolerância, machismo, racismo e posteriormente a ganância desenfreada em primeiro plano que vai acirrar a rivalidade entre os personagens de Hudson e Dean.
Dennis Hopper marca presença interpretando um dos filhos do milionário. O filme ainda conta com a participação dos atores Carroll Baker, Sal Mineo e Rod Taylor, só para citar alguns.
Além das atuações extraordinárias do elenco, outro destaque importante é a primorosa fotografia de William C. Mellor que parecem pinturas.
Na minha opinião, algumas cenas serviram apenas para "encher linguiça" podendo o filme ser um pouco menor.
Uma das cenas mais memoráveis, é a de James Dean tomando um banho de petroleo e correndo todo sujo para contar a novidade ao seu patrão.
Um clássico típico do cinema americano que mostra a obsessão de algumas pessoas pela riqueza, aqui representada pelas terras e pelo petróleo. Nota 8.

4 comentários:

  1. Sabe que gosto desses filme epicos....esse então um dos melhores, alias, qt maior melhor..
    curisosidade: em uma entrevista com Dennis Hopper, ele disse que no set conversando com James Dean sobre linhas de atuação, em um momento ele perguntou a Dean sobre que linha seguia. Dean respondeu que nenhuma, que se fizesse uma cena em que fuma um cigarro, não deveria interpretar que esta fumando um cigarro e sim fumar o cigarro. Hopper nessa entrevista já bem velho e debilitado, disse que até hj pensava no que Dean havia dito. Com certeza o cara era diferenciado, uma pena ter morrido tão cedo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Em alguns momentos do filme me deu sono Marcelão. Mas também pode ser pela forte gripe que me fez compania nos últimos dias.
    Essa frase do Hopper em relação ao Dean eu também conhecia. Não é á toa que o cara foi alçado á condição de mito. Aliás,essa condição também cabe aos outros dois atores principais. Além de todas as histórias de bastidores como por exemplo os 8 casamentos de Liz Taylor (2 com a mesma pessoa) e a revelação de Rock Hudson sobre sua sexualidade e doença.
    Recentemente um jornalista revelou que James Dean foi abusado sexualmente aos 11 anos por um padre. Essa história foi contada por Liz Taylor, que pediu segredo ao jornalista até o dia em que ela morresse.

    ResponderExcluir
  3. É um ótimo filme e feito numa época em que os estúdios não se preocupavam tanto com a duração. Inclusive muitos dos clássicos dos grande estúdios tinham mais de duas horas.
    Também considero a duração deste filme excessiva, mas com citei, eram outros tempos.

    Valeu pela visita ao meu blog, estou linkando seu endereço lá.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hugo, muito obrigado pela sua visita.Teu blog é muito legal.
    Muitos filmes da época são grandiosos em todos os sentidos. Cito como exemplo, o clássico E o Vento Levou que dura aproximadamente 4 horas. Mesmo sendo um excelente filme,tem que ter disposição.
    Grande abraço Hugo e volte sempre.

    ResponderExcluir