domingo, 20 de março de 2011

Coffy



Dia desses, cheguei em casa do trabalho e rapidamente liguei no canal TCM para assistir Coffy (1973), um clássico blaxpoitation setentista e difícil de encontrar por aí dando sopa. Tive o privilégio de apreciar essa jóia rara e muito bem dirigida por Jack Hill.

A curiosidade para assistir a obra surgiu através de Quentin Tarantino (olha ele aí de novo), através das referências em Jackie Brown e também pelo fato dele sempre o colocar entre os seus filmes favoritos.

Pam Grier com seu visual black power se tornou uma das principais atrizes desse genero, e depois ainda faria outra parceria com Hill em Foxy Brown. Aqui ela interpreta a protagonista do título: uma enfermeira que quer se vingar dos responsáveis por deixar sua irmã viciada em estado vegetativo. Para realizar tal façanha, ela se faz passar por garota de programa para transitar no meio de traficantes e cafetões. O uso da sedução, é um dos métodos para cumprir a sua missão.

Várias cenas são marcantes e algumas até engraçadas, como a da briga em uma festa onde Coffy senta a porrada nas prostitutas que estavam com inveja da sua presença. Outras contém bastante violência, como por exemplo logo no início do filme quando a cabeça de um traficante é estourada com um tiro.

A obra tem lá as suas imperfeições, que no final das contas acabam encobertas pelas suas inúmeras qualidades.

Com diálogos bacanas, personagens carismáticos, trilha sonora de dar gosto, e uma edição caprichada a diversão é mais do que garantida. Nota 9.



4 comentários:

  1. cara, tó com esse aqui para assistir e Perigo Diabolik tb, já assistiu? Falam que é bom.
    Obrigado pela visita ao blog, Amigão

    ResponderExcluir
  2. Coffy é recomendadíssimo Marcelão. Acho que você vai gostar.
    Esse Perigo Diabolik eu não conheço, mas com um título desses tá parecendo uma obra meio underground...hehehehe
    E obrigado a você pela visita e seus comentários. Vou dar uma olhada no teu blogger para ver as novidades.

    ResponderExcluir
  3. Perigo Diabolik é um clássico do diretor italiano Mario Bava, acostumado com filmes de terror, vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  4. Marcelão, li seus comentários sobre o filme do Mario Bava no seu blog. Fiquei com uma imensa vontade de assistí-lo. Valeu a dica.

    ResponderExcluir