domingo, 14 de julho de 2013

Detona Ralph (Wreck-It Ralph)


Não é preciso ser um aficionado por videogames para gostar de Detona Ralph (2012). Mas é claro que a baba poderá escorrer, se esse for o seu caso. Principalmente após as aparições de diversos personagens e às inúmeras referências de jogos. Pac-Man, Sonic, Zangief, Ryu e muitos outros marcam presença. No entanto, a grande força da animação dirigida por Rich Moore está na forma como o roteiro foi desenvolvido e principalmente nas questões que ele aborda. Além de um excelente visual, como não poderia deixar de ser.

Toda a trama se passa dentro dos jogos eletrônicos em uma casa repleta de fliperamas que se conectam entre si, onde ocorre a interação dos diversos personagens. Um deles é Ralph (John C. Reilly), o vilão do jogo Conserta Félix Jr. que destrói tudo que vê pelo caminho. Já Fix-It Felix (Jack McBryer), é o mocinho que conserta tudo com seu martelo mágico. Após o fechamento da casa, é descortinado todo o universo dos bastidores desses jogos apresentando o cotidiano desses personagens. Principalmente de Ralph, que  cansado de se sentir excluído e injustiçado pelos outros, almeja conseguir uma medalha que é concedida somente aos heróis. Para isso, ele acaba invadindo outros dois jogos onde irá conhecer personagens importantes na trama, como a Sargento Calhoun (Jane Lynch) e Vanellope von Schweetz (Sarah Silverman).

Como eu já havia dito, o filme tem um visual deslumbrante que na minha opinião alcança o seu ápice, quando Ralph adentra o colorido jogo Corrida Doce. É nesse ambiente que ele conhece a menina Vanellope que também sofre rejeição. Um fato curioso é que Rich criou essa personagem inspirado num livro escrito por Sarah Silverman,que em seguida aceitou o convite do diretor para fazer a voz da Vanellope.

Ao meu ver, o filme perde um pouco a sua fluidez lá pela metade e só retorna com força total lá pelo seu final empolgante. Uma dica é assistir os créditos finais com aparições de vários jogos.

Uma das cenas mais bacanas acontece próximo ao início envolvendo uma reunião com vários vilões, onde eles discutem sobre suas própias condições.

Se vale a pena assistir? Com toda a certeza e principalmente pela sua mensagem extremamente relevante que agrada crianças e adultos. Agora preciso terminar o texto e assistir outro filme. Game Over. Nota 7.


2 comentários:

  1. Gostei do texto, Brunão. Ainda não assisti Detona Ralph, mas verei assim que tiver uma oportunidade. Tenho ele aqui faz tempo... hehe

    ResponderExcluir
  2. Celão, para quem gosta de games é um prato cheio.

    ResponderExcluir