terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2)

 
E cá estou mais uma vez para dar continuidade aos relatos das minhas últimas aventuras no cinema. E dessa vez com a bela compania da minha esposa que estava ansiosa para assistir ao último (será?) capítulo da saga que jogou a Paris Filmes de volta aos holofotes: A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012). E pensar que vários estúdios tiveram a oportunidade de filmar a história de Stephenie Meyer (agora produtora), mas na época ninguém apostou que a saga pudesse trazer qualquer retorno financeiro.

E lá estava eu sentado em uma cadeira apertada com o cinema lotado e uma grande parcela do público eram adolescentes histéricas que berravam já nos créditos iniciais com os nomes dos principais atores. Pelo menos a sessão era legendada, pois com aquela gritaria toda não dava pra ouvir mais nada.

Na história, Bella (Kristen Stewart) se transformou em vampira e agora é mãe de Renesmee, fruto do seu amor com o vampiro Edward (Robert Patison) quando esta ainda era humana. Por conta disso, Renesmee é tipo aquele biscoito Trakinas meio a meio. Através de uma vampira "X9", essa informação vaza aos ouvidos dos Volturi (uma organização de vampiros responsáveis pelas leis dos mesmos) que logo decidem tomar uma providência: assassinar Renesmee.

Além dos membros da família Cullen, Renesmee é protegida por uma série de vampiros amigos da família espalhados pelo mundo todo. Além de Jacob (Taylor Lautner), que teve a certeza que Renesmee é o verdadeiro amor da sua vida, por conta de um dom característico dos lobos chamado imprinting. E é claro que seus amigos lobos não irão ficar fora dessa. A aparição dos novos vampiros me lembrou X-men, pois cada um tem um dom especial, ou seja, um super poder.

O filme é claro tem os seus momentos clichês. No entanto achei muito interessante a evolução da persongem Bella na trama. Inclusive Kristen Stewart deixa um pouco de lado aqueles cagoetes característicos. Destaco a cena da batalha com os Volturi que sem sombra de dúvidas é a mais bem trabalhada da saga. Além de inesperada e emocionante, principalmente para quem acompanha a série e se familiarizou com aqueles personagens, a cena é carregada de tensão antes e durante o combate. Não posso relatar mais nada para não estragar quem ainda não viu.

A trilha sonora de Carter Burwell colabora bastante e o roteiro de Melissa Rosenberg traz algumas pitadas de humor. Todos sob a batuta do diretor Bill Condon que se saiu bem também na parte 1.
 
Encontrei melhoras também nos efeitos e na fotografia. Não gostei das atuações, mas aí também é cobrar demais. Há momentos desnecessários na trama e nas atitudes de alguns personagens que serviram apenas para tampar buracos. Pelo menos foi essa a sensação que tive. Mas os fãs (incluindo aí a minha esposa Gisele) não estão nem aí e saíram satisfeitos com o desfecho.

Se observarmos todos os filmes da saga, acho que ela conseguiu manter uma regularidade e por isso eu mantenho a minha nota. Nota 7.

5 comentários:

  1. Fala sério,nota 7????Mereceu um 10 com louvor!
    Apesar da história de amor deles ter perdido um pouco do encanto após a traição da Kristen Stewart, a ansiedade em assistir o final dessa saga não poderia ter sido melhor saciado!
    A história conseguiu prender, assustar e aliviar os fãs ardorosos que esperam esse filme desde o início,confesso que será difícil não desejar ver um novo filme e desejo imensamente que a autora tenha compaixão de nós meros fãs e escreva novas histórias sobre eles!
    Para encerrar e não sair da rotina,eu digo: TEAM EDWARD FOREVER!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu tiro sarro de Crepusculo, mas nem acho tão ruim assim (ahamm)....hehe
    Ainda não vi esse, mas o farei quando tiver uma oportunidade, talvez em casa, pois aguentar as crepusculetes gritando no ouvido é Uó....haha

    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Gi, esse é o típico caso onde muitas pessoas não dissociam os personagens (Bella e Edward) dos atores (Kristen e Robert). É como se deparar com a Adriana Esteves no supermercado e ter vontade de quebrar a cara da moça, por não gostar da Carminha da Avenida Brasil... hehehe
    Sabendo de seu carinho pela série, eu tinha certeza que não ia concordar com a minha nota 7... heheheh Beijão amor

    Celão, eu também gosto da série com todos os seus defeitos. Já os gritos das crepusculetes ecoaram no meu ouvido um bom tempo após o término da sessão...hehehe
    Abração e volte sempre meu querido

    ResponderExcluir
  4. Boa descrição do filme Brunão.

    Mais os filmes não se comparam aos livros, na minha opinião nenhum deles.

    Abraço.

    Renan (Ed) ;)

    ResponderExcluir
  5. Renan meu querido. Muito obrigado pela sua visita aqui no meu humilde blog. Seja bem vindo e apareça sempre que puder.
    Os livros sempre são melhores pela capacidade de abstração. Diferente de um filme que já entrega uma imagem que é um reflexo de seus realizadores.Grande abraço Ed digo...Renan hehehehe

    ResponderExcluir