domingo, 5 de junho de 2011

O Vencedor (The Fighter)



Apesar de não ser um fã de boxe, gosto muito dos filmes onde esse esporte aparece como pano de fundo. Touro Indomável, Menina de Ouro e Rocky - Um Lutador são alguns exemplos e esse O Vencedor (2010) é mais um para engrossar a lista. Achei apenas que faltou um pouco mais de emoção na obra, mas por outro lado me identifiquei bastante com o personagem Micky (Mark Wahlberg) onde o que ele mais deseja é que as pessoas ao seu redor convivam em paz umas com as outras.

O filme conta a história verídica do já citado Micky e de seu irmão mais velho Dicky (Christian Bale), um ex-lutador que se encontra afundado nas drogas e que também é seu treinador. Quem controla os negócios da família com unhas e dentes é a mãe (Melissa Leo) que tem ainda mais sete filhas. Micky sempre se sentiu na sombra de seu irmão e com isso, sua carreira anda meio estagnada. Até conhecer Charlene (Amy Adams), uma atendente de bar que se torna sua namorada. Ela o incentiva a trocar de treinador e empresário para tentar alavancar sua carreira no boxe.

A grande força do filme sem dúvidas está na interpretação dos atores. Mark Wahlberg não é visto como um dos grandes, mas aqui ele se encontra na medida. Me tornei um grande fã de Amy Adams no filme Encantada que além de bonita é uma atriz maravilhosa e aqui mais uma vez ela brilha na pele de uma mulher forte. Mas quem merece aplausos é mesmo Melissa Leo e Christian Bale. Não é à toa que eles faturaram o Globo de Ouro e o Oscar desse ano como ator e atriz coadjuvante. Bale (assim como fez em O Operário) emagreceu vários quilos para compor seu personagem viciado em crack e entrega mais uma bela atuação. Aliás falando em emagrecer, esse ainda é um dos meus objetivos para esse ano, mesmo já estando no mês de Junho. Enfim...antes tarde do que nunca.

Voltando ao filme, a competente direção é de David O. Russell, conhecido por trabalhos mais independentes.

A trilha sonora também é bacana. Adorei ouvir Saints da banda The Breeders e Good Times Bad Times do Led Zeppelin. Outro momento marcante é quando toca I Started a Joke dos Bee Gees envolvendo dois personagens.

No final, os verdadeiros Micky e Dicky dão o ar da graça. Nota 8.

5 comentários:

  1. Adorei esse filme, Bale demonstra q é um dos grandes atores em atividade e Melissa Leo depoi de Rio Congelado tem engatado boas atuações. Outro filme bom com ela é Corações Perdidos com James Gandolfini e Kristen Stewart, não deixe de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi Rio Congelado e esse Corações Perdidos eu nunca ouvi falar. Vou dar uma pesquisada Celo. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  3. Quero conferir, gosto do tema e o elenco também chama a atenção.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hugo e Alan, não deixem de assistir. É um candidato forte para a lista de melhores do ano. Grande abraço.

    ResponderExcluir