domingo, 19 de junho de 2011

A Malvada (All About Eve)



Olá queridos visitantes do blog e apreciadores de um bom filme. Hoje vou comentar sobre um daqueles clássicos imperdíveis que tive o privilégio de assistir no conforto do meu sofá. A Malvada (1950) é de fato um grande filme e mereceu os diversos prêmios que recebeu, incluindo aí o oscar de melhor filme. E olha que na disputa tinha a obra prima Crepúsculo dos Deuses que continua sendo meu preferido.
Mas falando em A Malvada, é impressionante como o filme cresce em minha mente mesmo já se passando mais de uma semana que assisti. Tudo parece se encaixar perfeitamente na obra dirigida por Joseph L. Mankiewicz, onde ele descortina os bastidores do teatro e todas as suas mazelas.

A trama nos apresenta a atriz Eve Harrington (Anne Baxter)recebendo um prêmio. Através de flashback conhecemos melhor a trajetória de Eve, que se apresentou como fã da experiente atriz de teatro Margo Channing (Bette Davis) e que posteriormente acabou se tornando sua secretária. Com o decorrer da história, presenciamos toda a sujeira que uma pessoa é capaz de fazer para ascender na carreira. Outros personagens também são importantíssimos como do produtor Addison De Witt (George Sanders), do escritor Lloyd Richards (Hugh Marlowe) e da sua esposa Karen Richards (Celeste Holm).

Os atores dão um show à parte. O que dizer da atuação de Bette Davis? Repetir que é uma das melhores atrizes de todos os tempos é pouco para exprimir o que ela faz no filme. Simplesmente fenomenal. Anne Bexter é outra que dá um show. Só vendo para crer E não podemos esquecer George Sanders com seu importante personagem. De bônus, ainda temos Marilyn Monroe no início da carreira em uma pequena participação. Linda como sempre, dizem que a atriz despertou ciúmes na esposa de Sanders (a também atriz Zsa Zsa Gabor) que invadiu o set de filmagens. Destaco também a ótima presença da atriz Thelma Ritter (que trabalhou com Alfred Hitchcock em Janela Indiscreta).

Engraçado como em algumas capas do DVD, dá a impressão que a malvada do títlo é a personagem da Bette Davis, ainda mais se levarmos em conta que a atriz ficou famosa por interpretar várias vilãs no cinema.

O filme influenciou diversos outros e até mesmo algumas novelas brasileiras como Celebridade por exemplo.

Tem o mesmo número de indicações ao Oscar de Titanic: 14 no total. Venceu em 6.
Confesso que inicialmente a nota para o filme seria 8. Porém nos últimos dias a obra tem evoluído tanto nas lembranças das imagens e de alguns diálogos que me fez repensar na avaliação. Vendo por esse lado, foi até bom ter demorado um pouco para realizar a postagem.

Não poderia deixar de citar a extraordinária cena final do filme que fecha com chave de ouro esse clássico do cinema. Ah, a nota é claro... Nota 9.

3 comentários:

  1. Esse filme é muito bom, mas não é melhor q Crepusculo dos Deuses, Hollywood desde sempre cometeu suas injustiças. Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Bette Davis e Anne Baxter estão magníficas. O embate entre as duas é demais. Enfim, o filme é grandioso e merece o status de clássico!

    ResponderExcluir
  3. Marcelão entre os dois filmes, eu também fico com Crepúsculo dos Deuses que considero obra prima. A lista de injustiçados nessas premiações é enorme. E só lembrar que Welles, Hitchcock e Chaplin nunca ganharam a estatueta mais famosa.

    Alan, assino em baixo no que vc disse. As duas atrizes simplesmente dão uma aula de atuação.

    ResponderExcluir