domingo, 8 de maio de 2011

12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men)



Quanto vale a vida de uma pessoa? Somos realmente capazes de julgar corretamente o nosso próximo? Essas e outras questões surgiram após assistir 12 Homens e uma Sentença (1957), filme de estréia do diretor Sidney Lumet que faleceu recentemente.

É impressionante como Lumet utiliza um pequeno espaço (a sala de um júri) para contar em pouco mais de 90 minutos, uma história aparentemente simples, mas que nos leva muito além.

Os 12 homens do título precisam decidir através de votação, se um jovem (acusado de assassinar seu própio pai e podendo ser levado à pena de morte), é culpado ou inocente. Após ouvirem os relatos das testemunhas e advogados, todos os jurados aparentam estar certos da decisão . Quer dizer, quase todos. Apenas o jurado número 8 (Henry Fonda), rema contra a maré e traz à tona, a possibilidade do rapaz ser inocente, apresentando argumentos convincentes e apontando algumas contradições nos relatos das testemunhas. A partir daí, a história nos carrega para dentro da mente desses personagens, nos mostrando as personalidades e diferenças de cada um. Vários diálogos são travados tornando o clima cada vez mais tenso. Isso sem falar no ventilador daquela sala que não funciona deixando o local ainda mais quente.

Gostei de todos no elenco que além de Henry Fonda também tem Martin Balsam (O detetive Arbogast de Psicose), Lee J. Cobb e Robert Webber.

Destaque gigantesco para o roteiro de Reginald Rose e a belíssima fotografia de Boris Kaufman que também trabalhou em Sindicato de Ladrôes.

Um filme recomendadíssimo. Principalmente para aqueles orgulhosos que se julgam os donos da razão. Nota 10

5 comentários:

  1. Estou com o DVD em casa e ainda não vi... Verei esta semana :D

    ResponderExcluir
  2. filmaço, mano, ainda não havia assistido?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande filme, com um elenco primoroso.

    Existe ainda uma ótima refilmagem para TV produzida em 1998, dirigida por William Friedkin ("O Exorcista") e com grande elenco encabeçado por Jack Lemmnon.

    Há pouco mais de um mês assisti também adaptação para o teatro que está em cartaz aqui em SP.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Brunão, estou com Passaro Sangrento/Deliria legendado aqui. Se quiser me avise.
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Alan não deixe de assistir o mais rápido possível. É realmente um filme foda de bom.
    Marcelão, desconfio ser o melhor do Lumet. Rapaz, gostaria muito de ter uma cópia legendada do Pássaro Sangrento sim. Falo contigo em breve meu camarada. Valeu.
    Hugo, essa versão do William Friedkin será que é tão boa quanto a original? Ô filme bom demais da conta sô... hehehehe
    A versão teatral deve ter ficado bem interessante também, já que a história privilegia e muito a atuação dos atores.
    Obrigado á todos pela visita.

    ResponderExcluir