terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin)


Que tal assistir no conforto de sua casa um grande clássico do cinema? Pois foi exatamente o que eu fiz no último Domingo. Liguei o ar condicionado do quarto e coloquei no DVD O Encouraçado Potemkin (1925), a obra mais famosa do diretor Sergei Eisenstein.

O filme mostra um fato ocorrido em 1905 na Rússia Czarista em que marinheiros à bordo do navio Potemkin, resolveram se rebelar contra os seus comandantes devido principalmente aos maus tratos recebidos naquele local. Esse motim foi apenas um dos vários que ocorreram naquele ano e que posteriormente culminaria na Revolução Russa de 1917.

Fiquei impressionado com as sequencias das imagens que deixa a todo momento um clima de tensão. Além da já citada revolta no navio, outra cena que se destaca é a do massacre ocorrido na escadaria de Odessa onde vários civis foram mortos pelos opressores do Czar. Uma das sequencias mais antológicas é a do carrinho do bebê, que muitos anos depois foi homenageada em Os Intocáveis de Brian de Palma.

Desde a primorosa edição até a belíssima trilha sonora, tudo funciona perfeitamente bem nesse classico do cinema russo.

Um filme para ser visto e revisto por todos. Não apenas pelas suas qualidades, mas para jogar uma luz naquele período que resultaria na Revolução Bolchevique. Nota 10.



5 comentários:

  1. Grande clássico esse...já assiti umas duas vezes...

    ResponderExcluir
  2. gostei do banner novo.......um dos nosso favoritos...grande abraço amigo...

    ResponderExcluir
  3. eai brunão estou te mandando um link de uma coletania de bandas psicodelicas obscuras
    segura ai
    http://migre.me/15YmA
    é so copiar e colar na barra de tarefas o link ta no rapdshare valeu ...

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelão...realmente eu não esperva gostar tanto assim do encouraçado. É filme pra entrar para a história. O banner eu sabia que vc ia gostar. Acho que tem tudo a ver...hehehehe
    Abração amigo

    ResponderExcluir
  5. Valeu a dica Fabiano... Tem muita jóia musical para ser descoberta. sse nosso intercambio será ineressante.
    Grande abraço e muito obrigado

    ResponderExcluir