quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Rede Social (The Social Network)


Após três meses sem dar as caras, estou aqui novamente para compartilhar com vocês queridos leitores, minhas experiências com a consagrada sétima arte.Peço desculpas à todos que acompanham esse blogger pela minha constante ausência nesse ano de 2010, que não foi nada fácil para mim. Aliás, conversando com uma colega (do signo de Áries), me informei que esse ano já era previsto muitas dificuldades para os arianos. Mas, como não tenho um conhecimento mais aprofundado em astrologia, e nem pretendo culpar os astros pelos problemas da minha vida, vou seguir em frente com a fé de que dias melhores virão.

Agora vamos mudar de assunto e falar de um filme muito interessante que eu tive o previlégio de assistir no cinema junto com o Luizinho que é meu grande amigo. Esperava um trabalho competente de um diretor que até hoje nunca me decepcionou. Mas confesso que A Rede Social (2010) me deixou boquiaberto.

David Fincher conduziu uma obra envolvente e eletrizante sobre os bastidores da criação de um dos maiores sites de relacionamento do mundo (Facebook) e sobre o relacionamento dos principais envolvidos.

A história não trata o seu protagonista como um herói, e sim como um rapaz inteligente capaz de cometer idiotices e alguns atos inconsequentes. Estamos falando de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um sujeito que após levar um fora da namorada, cria no computador de seu quarto na compania do seu amigo brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), um site com uma espécie de ranking com as garotas mais belas da faculdade. Em pouco tempo ocorre um problema com a rede do local devido a quantidade de acessos. Esse caso chamou a atenção dos irmãos gêmeos Winkevloss (interpretados por Armie Hammer) que estavam interessados em criar um site de relacionamentos dentro do campus. Outro personagem importante na trama é Sean Parker (Justin Timberlake) criador do programa Napster e que contribuiu com a maior popularização do site. A partir do momento em que Mark abandona os irmãos e prefere trabalhar apenas com o amigo, ocorre a primeira ação judicial. A segunda é organizada posteriormente pelo própio amigo que se sentiu prejudicado em relação à distribuição dos valores.

Todos os atores estão ótimos. Mas a principal atração fica mesmo por conta de Jesse Einsenberg que passa através de seu personagem uma frieza típica dessa geração da internet e seus problemas de socialização. Outra surpresa é Justin Timberlake que está levando a sério sua carreira de ator.

A trilha sonora de Trent Reznor (da banda Nine Inch Nails) é bem caprichada e casa muito bem com as cenas.

Destaque também para a primorosa direção de fotografia de Jeff Cronenweth de encher os olhos e gravar na retina.

Encontrei uma certa dificuldade para embarcar na história logo no início, pois não estou muito familiarizado com todo o linguajar utilizado na informática. No entanto, percebi com o desenrolar da trama, o que a obra tinha para oferecer. Aí foi a hora de viajar dentro do navio comandado por David Fincher e se deliciar com toda a paisagem. E como é bom sair do cinema com um sorriso ao ouvir Baby You´re a Rich Man dos Beatles ao lado do meu amigo que há muito tempo me apresentou essa que é uma das melhores bandas de todos os tempos.

Ah... e antes que eu me esqueça, o B Cine fez um ano em outubro. Gostaria de agradecer do fundo do meu coração à todos que colaboraram de alguma forma com esse espaço deixando comentários ou apenas visitando e lendo as postagens e que com certeza foram de extrema importância para manter o blog vivo. Um excelente 2011 para todos nós...e é claro a nota do filme. Nota 10.


14 comentários:

  1. Oi, Bruno. Espaço bacana o seu. Pelo visto, a falta de tempo tem sido a tônica para todos nós. Vou aguardar a sua listinha de melhores de 2010. Quando fica pronta?

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Aílton. Muito obrigado pela presença e pelo comentário. A lista deve estar pronta depois de amanha, pois falta assistir dois filmes para fechá-la. Qualquer coisa eu te aviso lá no blogger. Grande abraço e um 2011 maravilhoso para ti.

    ResponderExcluir
  3. Fala Brunão, tentei te ligar no natal, mas não consegui......mas de qq jeito boas entradas para vc e um 2011 de muitos filmes. Bom, agora vamos ao q interessa. A rede social na minha opinião foi um dos melhores filmes de 2010; ao lado de A Origem, Um lugar qualquer e O cisne negro (não deixe de assistir esses). Realmente, Fincher destila todo seu repertorio nessa pelicula, o cara não consegue fazer um filme ruim!! Destaque para a namorada de Mark Zuckeberg que vai fazer a Lisbeth Salander no remake americano para O homem que não amava as mulheres, tb dirigido pel Fincher. Super esperado!! Vlw mano, grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fala grande Marcelo. Também tentei entrar em contato no Natal e no Ano Novo, mas as tarefas e os compromissos me atrapalharam nesse quesito. Desejo um 2011 de muita paz, saúde e tudo de bom para ti, a Cláudia, o Vinícius e toda a família.
    Realmente eu não esperava gostar tanto assim do novo lançamento do Fincher. Somente nas mãos desse cara para transformar essa história em uma obra arrebatadora. Com certeza estará no meu top 20 de 2010.
    Agora, a excpectativa é realmente muito grande para os filmes da Sofia Coppola e do Darren Aronofsky. O trailler do Cisne Negro me deixou com uma puta vontade de assistir o filme que tem estréia prevista para fevereiro.
    Muito bom receber seus comentários por aqui Marcelo. E em breve o top 20 2010.
    Grande abraço meu amigo e obrigado mais uma vez. Até breve.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do filme, mas ao contrário da grande maioria, não vi essa obra tão prima assim - o elenco é magnifico, há pontos interessantes no roteiro criativo e a direção é eficiente de Fincher. Porém, o tom verborrágico e a agilidade de muitos diálogos me irritou um pouco, acho que o filme poderia também ser mais profundo no comportamento e psicologico dos personagens...no geral, o filme é bom e merece a conferida. Só não acho excepcional.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Cristiano. Muito bom rever seus excelentes comentários aqui no blog.
    Para voce ter uma idéia eu gostei tanto desse novo filme do Fincher que se eu fizer um top Fincher, A rede Scial estaria encabeçando a lista.
    Acho que o fato do filme não se aprofundar tanto no campo psicológico dos personagens tem a ver com a opção do diretor em mosrar um certo distanciamento dos mesmos. A sensação é de frieza mesmo. Principalmente com os principais envolvidos.
    Valeu pela visita. Depois dou uma olhada nas novidaes do seu blog apimentado. Abração

    ResponderExcluir
  7. Ouvi boas recomendações sobre o filme, detodos os níveis de pessoas. De cinefilos aos eventuais amantes de cinema. Ainda não o assisti, mas pretendo, em breve, dar uma chance à película. Tudo bem que ter Justin Timberlake compondo o elenco não é algo inspirador, principalmente depois de alguns fiascos de congêneres pop.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Alô, Brunão!
    Antes, um abraçãooooo de Ano Novo!
    Estou gostando da receptividade quanto a esse novo trabalho do David Fincher (3º lugar nos seus Top 20 de 2010 e com boas chances no próximo Oscar), que para mim se tornou importante por dois filmes: "Clube da Luta", bastante ousado e polêmico, e o admirável "Zodíaco", no entanto um fracasso de aceitação. E após a experiência meio insatisfatória de "O Estranho Caso de Benjamin Button", mais dentro do esquemão hollywoodiano, "A Rede Social" parece vir para consagrá-lo de vez junto a público e crítica.
    Achei extremamente oportuno, atual e curiosíssimo o enredo, tratando do relacionamento sem muito caráter humano dentre os internautas, é pena que só possa vir a ver o filme quando ele sair em DVD. Pois como sabe, seu amigo aqui também é um "ariano puro" (de 14 de abril) e tem queixas muito sérias do ano que passou... coincidência ou ponto para a Astrologia, o fato é que não foi fácil.
    Gostei demais que se lembrasse de destacar a obra-prima "Os Boas Vidas", um Fellini primoroso de início de carreira, aqui no blog.
    E o parabenizo pelas críticas de um modo geral, felicitando-o pela volta ao seu apreciado espaço. E mais um abraço (só pra rimar), hehe...

    Lafa.

    ResponderExcluir
  9. Olá Rogerio. Seja bem vindo ao blog. Não deixe de assistir A Rede Social. Já o Timberlake eu vou utilizar uma frase do Luizinho: "Esse cara está tão bem no filme que dá até raiva..."
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. Alô querido Lafa. Gostaria de agradecer mais uma vez a sua visita nesse espaço. E sabendo de toda a dificuldade que foi esse ano. Desejo que em 2011 seja menos tempestuoso para todos nós, e que possamos seguir em frente mesmo com todos os problemas.
    Esse filme do Fincher realmente está porreta. No entanto, eu percebo muitas obras (mesmo as consagradas) divide opiniões da crítica e público em geral, como Curioso caso... e Clube da Luta só para citar alguns. Esse parece que teve uma aceitação melhor. Espero que vc goste.
    E quanto ao filme do Fellini, esse entrou como uma flecha no coração (nossa ficou brega... hehehhe). Mas também sou fã do diretor e mutos de seus filmes estão entre os meus prediletos.
    Um grande abraço e melhoras.

    ResponderExcluir
  11. Sorry, coloquei "O Estranho Caso de B.B." e é "O Curioso...". Imperdoável, rsrs...

    ResponderExcluir
  12. Heheheh se bem que se o título do filme tivesse a palavra "estranho" também faria sentido com o que acontece na história.

    ResponderExcluir
  13. esse blog eh meu o amigo da wagner la da leroy

    ResponderExcluir
  14. Fala Juninho. Seja bem vindo ao blog meu camarada. Confesso que não o reconheci pela foto. Só tive certeza após entrar no seu blog. Hehehehe... Obrigado pela presença e volte sempre.

    ResponderExcluir