terça-feira, 24 de novembro de 2009

Up - Altas Aventuras (Up)


É impressionante como a Pixar consegue mesclar qualidade técnica com bons roteiros. E não foi diferente com a animação Up - Altas aventuras (2009). O filme me conquistou logo no seu prólogo que conta a história de Carl Fredricksen (narrado no original por Edward Asner e na versão dublada por Chico Anysio), um aventureiro nato que quando criança, conhece o amor da sua vida Ellie, também obcecada por aventuras. Eles crescem, se casam e juntos, alimentam o desejo de um dia morar em uma região da América do Sul próxima á uma catarata. Com o passar dos anos e sem realizar esse sonho, Ellie acaba falecendo. Carl agora é um senhor solitário e rabugento que sofre com uma ordem de despejo, e querem á todo custo, jogá-lo em um asilo.

A partir de então, ele tem a idéia de retomar seu antigo sonho. Transforma sua casa em um dirigível com o auxílio de milhares de balões de gás. O que ele não contava é que durante a viagem, descobre um intruso: um escoteiro de 8 anos apaixonado por aventuras. Juntam-se á eles um cachorro que consegue falar graça á um dispositivo preso em sua coleira, e uma ave raríssima. Daí em diante, a aventura está garantida. No entanto há na história uma grande lição de vida, de amor e de amizade. Contribui e muito, o fato do protagonista ser um velhinho (que faz lembrar nossos avós),com vasta experiência de vida, mas que descobre ter o sonho bem vivo dentro de si apesar da idade.

A direção é de Pete Docter (co-diretor de Monstros S.A.) que aqui se mostra bem seguro. Achei apenas que faltou um pouco de carisma nos personagens principais (que pode ter impedido uma maior conexão emocional). Destaco a bela utilização das cores e as cenas de ação que estão na medida.

Outro dado importante é que o filme foi a primeira animação exibida na abertura do Festival de Cannes. O longa teve um calorosa recepção com direito á óculos 3D para os convidados.

Enfim, uma obra feita para crianças e adultos. Nota 8



Nenhum comentário:

Postar um comentário