domingo, 19 de setembro de 2010

Os Boas Vidas (I Vitelloni)



Com a esperança de manter o blog vivo, aproveito uma brecha no tempo para postar sobre um filme que me agradou e muito.

Os Boas Vidas (1953) é o terceiro filme do mestre Federico Fellini e já apresenta várias caracteristicas típicas desse grande diretor italiano. Vale dizer que sou um apaixonado pelo cinema italiano dessa época e que várias obras de Fellini estão entre meus filmes favoritos como por exemplo 8 e meio e Amarcord.

A história é sobre cinco amigos desempregados e próximos dos trinta anos que vivem o ócio,gostam de beber,frequentar festas,conhecer novas mulheres,etc... Todos sem perspectiva e sem saber o rumo de suas vidas. Muitas pessoas devem ter essa sensação em algum momento da vida.

Os cinco rapazes são: Alberto (Alberto Sordi), Fausto (Franco Fabrizi),Leopoldo (Leopoldo Trieste), Moraldo (Franco Interlenghi) que seria um alter ego de Fellini, e Ricardo (Ricardo Fellini) irmão do diretor. Cada um com seus sonhos e caracteristicas bem definidas que surgem no decorrer da história. Problemas como insegurança, irresponsabilidade e amoralidade estão sempre presentes na vida dos rapazes e as consequências não demoram a acontecer.

Em alguns momentos do filme, me lembrei da época em que saía com meus amigos para se divertir sem maiores preocupações e responsabilidades.

Algumas imagens ficaram grudadas na minha memória como a do final do baile por exemplo,ou a cena em que todos observam o horizonte do mar e a de Moraldo dentro do trem se despedindo do menino.

A poesia das imagens faz um casamento perfeito com a música do grande Nino Rota e o roteiro bem costurado pelo diretor e por Ennio Flaiano é baseado em algumas histórias vivenciadas por eles e por Tullio Pinelli.

Uma obra onde tudo se encaixa. Uma experiência obrigatória para os fãs de cinema e de Federico Fellini. Não tem jeito. Tenho que dar nota máxima. Nota 10