segunda-feira, 25 de março de 2013

O Mestre (The Master)













Já tem um tempinho que assisti O Mestre (2012), o mais recente filme do grande diretor Paul Thomas Anderson (ou PTA para os íntimos). Vou tentar transmitir um pouco da sensação que a obra provocou em mim.

Gosto demais dos trabalhos anteriores do PTA, e minhas expectativas que estavam nas alturas foram correspondidas. Não que o filme seja perfeito, mas chega bem próximo disso. A fotografia composta por Mihai Milaimare Jr. casa perfeitamente com a trilha realizada por Jonny Greenwood (guitarrista do Radiohead) que por sua vez pontua perfeitamente o roteiro escrito pelo própio diretor.

Na história, Fredd Quell (Joaquin Phoenix) é um marinheiro tentando catar os caquinhos da sua vida após a guerra. Desesperado e com sérios problemas com o álcool, ele conhece de uma forma inesperada, Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), um líder de uma seita conhecida como A Causa e que enxerga em Freddie, um sujeito que pode comprovar a relevância da sua organização. Para isso Fredd terá que passar por diversos procedimentos realizados por Lancaster até chegar em um nível de auto - controle.

A interpretação desses dois atores é um show à parte. Os melhores momentos do filme são quando esses dois "monstros" estão juntos. Amy Adams, que interpreta a esposa de Lancaster também está muito bem, mas fica ofuscada diante do trabalho dos outros dois.

O filme em certos momentos apresenta um embate entre a moral e a natureza descontrolada do ser humano e que nos leva a cair em contradições em certos momentos da vida.

O Mestre ao meu ver, merecia estar entre os indicados a melhor filme do Oscar. Um dos melhores filmes do ano até o momento. Nota 9.